As Alcunhas de Marvão

A Imaginação e a Arte da Palavra




Recomendar livro a um amigo
Autoria: Teresa Simão

Sinopse:

Com o estudo que a Doutora Teresa Simão agora nos presenteia, podemos avaliar ao pormenor o sentido da alcunha, seja ela por defeito ou feitio. Como a autora constata, é nos meios mais pequenos, onde todos melhor, ou pior, se conhecem que as alcunham pululam. Teresa Simão, com o seu profundo conhecimento do concelho de Marvão, conseguiu compilar e maioritariamente explicar, subdividindo em tipologias, as alcunhas que por aqui correm. Mais do que documento científico da sua área de especialidade, é um documento de elevado interesse histórico. Pela forma como se encontra organizado, pela sua grande abrangência, este livro pode ser, e penso que deve ser, entendido também numa perspectiva de análise sociológica e comportamental duma comunidade que de alguma forma ainda se preserva relativamente unida, aceitando os que a ela pertencem e renomeando-os, para lhes conferir e acentuar a sua personalidade, por defeito ou feitio. Este documento histórico que se preservará no tempo passará a ser obrigatoriamente consultado por quem hoje, ou no futuro, quiser entender a sociedade marvanense e a sua sociabilidade. Possuir uma alcunha é sempre um sinal de pertença e não de exclusão; ainda que algumas possam parecer ofensivas, para todos os efeitos, pior se sentirão seguramente aqueles que nunca foram renomeados, porque, pelos vistos, a nenhum grupo pertencem. [JORGE DE OLIVEIRA – Universidade de Évora] ******************************************************* Muitos dos anexins aqui presentes são do conhecimento da maioria dos habitantes de Marvão, sendo frequente ouvi-los em conversas, quer informais, quer até formais, pois a alcunha é de uso tão comum que muitas vezes é usada sem que se tenha até consciência disso e representa, sem dúvida, uma marca bem vincada do falar dos marvanenses. ¶ A rapidez com que estas formas de (re)nomear vão surgindo é maior do que aquela com que vão desaparecendo, pelo que o seu número tem sido crescente. Algumas das que aqui apresentamos pertenciam a pessoas que, inclusive, já faleceram, mas que ainda são lembradas pelos que ficaram como parte integrante das memórias deste povo.

Índice:

Prefácio

Nota introdutória

1. Considerações preliminares

2. Breve historial da alcunha

3. A alcunha no concelho de Marvão
3.1. Características gerais
3.2. Aspetos lexicais, morfológicos e fonético-fonológicos
3.2.1. Tipologias
3.2.2. Campos léxico-semânticos
3.2.3. Estrutura morfológica
3.2.3.1. Alcunhas formadas por derivação
3.2.3.2. Alcunhas formadas por composição
3.2.3.3. Alcunhas formadas a partir da lexicalização de expressões sintáticas
3.2.3.4. Alcunhas formadas por outros processos
3.2.4. Características fonético-fonológicas
3.2.4.1. Supressão
3.2.4.2. Inserção
3.2.4.3. Dissimilação
3.2.4.4. Assimilação
3.2.4.5. Monotongação
3.3. Coletânea

4. Fontes e bibliografia

Fontes orais

Obras de referência e estudos

*****


AUTORA

TERESA SUSANA BENGALA SIMÃO, natural de Alvarrões – Marvão, é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Português/Alemão (Universidade de Coimbra), pós-graduada em Língua, Cultura Portuguesa e Didática (Universidade da Beira Interior), mestre em Ciências da Linguagem e da Comunicação e doutorada em Linguística (Universidade de Évora).
Docente e formadora de Língua Portuguesa e Língua Alemã, entre outras disciplinas afins, sempre tem conciliado a sua profissão com a investigação.
Membro integrado e conselheira do CIDEHUS-Universidade de Évora, colaboradora da Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber- Fazer Tradicional, desenvolve investigação na área do Património Cultural Imaterial do Alentejo, sobre o qual publicou diversos trabalhos, entre eles: Dicionário do Falar Raiano de Marvão, O Falar de Marvão – pronúncia, vocabulário, alcunhas, ditados e provérbios populares e Marvão à Mesa com a Tradição (este em coautoria).

Detalhes:

Ano: 2019
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 104
Formato: 23x16
ISBN: 9789896899257
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
15/04/2024
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA OS ARQUIVOS, da autoria de Maria Perdigão
LANÇAMENTO: dia 15 de Abril 2024 (2.ª feira), às 18h30, Sala C134.A, na Faculdade de Letras de Lisboa, em Lisboa. Apresentação: Carlos Guardado da Silva

13/04/2024
VENHO DE LÁ – HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE MARVÃO, da autoria de Natália Batista
APRESENTAÇÃO: 13 de Abril de 2024 (sábado) às 15h30, no Auditório Municipal Maestro César Batalha, em Oeiras. Apresentação: Luís Osório (Escritor e Jornalista)

11/04/2024
EM ABRIL ESTÓRIAS MIL – DA DITADURA À LIBERDADE, da autoria de Jaime Fernandes
LANÇAMENTO: Dia 11 de Abril (5.ª feira), às 18h00, na Sociedade Recreativa Operária, em Santarém. Apresentação: Dr. João Luiz Madeira Lopes; Dr. Jorge Custódio; Coronel Correia Bernardo

10/04/2024
O GENERAL SPÍNOLA E A GUINÉ-BISSAU – Contra os Ventos da História, da autoria de Carlos Santos Pereira
LANÇAMENTO: dia 10 de abril (4.ª feira), às 18h00, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Apresentação: Coronel Carlos de Matos Gomes

06/04/2024
DO JAPÃO PARA O ALENTEJO, da autoria de Tiago Passão Salgueiro
LANÇAMENTO: Dia 6 de Abril de 2024 (sábado), às 15h30, no Solar dos Mascarenhas, em Vila Viçosa

06/04/2024
AI, ALENTEJO… – Memórias Rurais, da autoria de Abílio Maroto Amiguinho
APRESENTAÇÃO: Dia 6 de Abril (sábado), às 15 horas, em Auditório da Quinta dos Olhos de Água, em São Salvador de Aramenha (Marvão)

30/03/2024
MEMÓRIA HISTÓRICA DA MUITO NOTÁVEL VILA DE CASTELO DE VIDE, da autoria de César Videira
APRESENTAÇÃO: dia 30 de Março de 2024 (sábado), às 18h30, na Feira do Livro de Castelo de Vide. Apresentação: António Ventura (Professor Emérito da Universidade de Lisboa)

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]