Maria das Tormentas

Romance




Recomendar livro a um amigo
Autoria: Lúcio Neto Amado
Temas: Romance, Lusofonia

Sinopse:

Maria das Tormentas pretende ser um romance cujos protagonistas andam à volta de personagens que povoaram o imaginário singular do Império europeu que claudicou na África lusófona em 1975. ¶ O enredo principal é centrado no território de Portugal, de São Tomé e Príncipe, com ligeira passagem por outras paragens que pertenceram ao referido Império. ¶ Os actores fazem parte do actual universo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (C.P.L.P.). Grande parte desses personagens não existe de facto, mas a narrativa pode representar situações vivenciadas por pessoas de quem já ouvimos falar. ¶ Existe contudo, um núcleo central cuja prática se prende com reminiscências da escravatura atravessando todo o período que remete o leitor para os últimos dias da nostalgia da partida de uns e, do regresso de outros. ¶ Eles, [os personagens] emergem de uma obra de ficção inspirada na imaginação do autor que faz pela primeira vez, uma incursão nesse género literário que é o Romance. Aqui desfia-se a memória sentimental da família, da descrição subtil da emigração e do período que marca o ser humano, tanto no início como no fim dos que trabalharam durante a vida inteira, dando sentido à tranquilidade e outros que desbarataram as oportunidades e tiveram uma velhice conturbada. ****************************************************** Naquele tempo, as meninas quando atingissem a maioridade, amantizavam em primeiro lugar com os brancos das Roças, seguindo uma orientação com força de tradição antiga das mães e das avós autóctones. ¶ A razão dessa prática residia no facto das condições materiais de supremacia, que os brancos candidatos exerciam sobre os nativos. ¶ A supremacia estava à vista. ¶ O que a justificava era a relação de poder que havia no tempo dos nossos avós e, que ninguém escondia, dadas as evidências. ¶ Construíam casas para as mulheres, compravam uma pequena gleba e davam, em alguns casos, os seus apelidos e mesada para as crianças mestiças. ¶ Outras mordomias vinham por acréscimo, dependendo se a jovem era virgem ou não, no acto do enlace (...)

Índice:

AUTOR:

LÚCIO NETO AMADO. Nasceu na Freguesia da Conceição, ilha de São Tomé (São Tomé e Príncipe). Fez os estudos primários em São Tomé e liceal em São Tomé e em Lisboa.
É Professor de Educação Física de profissão – Licenciado em Educação Física e em Sociologia. Leccionou em Angola, em Timor-Leste, em Portugal e em São Tomé e Príncipe.

Obras publicadas: • Manifestações Culturais São-Tomenses – apontamentos, comentários, reflecções, 2011; • Os Mares do meu Arquipélago, 2012; • O Labirinto da Esperança, 2014; • História da Educação em São Tomé e Príncipe, 2018

Detalhes:

Ano: 2019
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 224
Formato: 23x16
ISSN: 9789896898441
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
15/12/2019
ALCUNHAS DE MARVÃO, de Teresa Simão
LANÇAMENTO: dia 15 de Dezembro (dom.) às 15h00, em Santo António das Areias – Marvão. Apresentação: Prof. Doutor Jorge Oliveira

14/12/2019
O CAVADOR QUE LIA LIVROS NO TEMPO DE SALAZAR, da autoria de Francisco Cantanhede
LANÇAMENTO: dia 14 de Dezembro (sáb.), às 15h00, na Casa do Alentejo, em Lisboa. Apresentação: Aurora Rodrigues (Jurista e ex-presa política)

10/12/2019
UM RANGER NA GUERRA COLONIAL – Guiné-Bissau (1973-74), da autoria de José Saúde
LANÇAMENTO: dia 10 de Dezembro (3.ª feira), às 21h30, em Beja

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99