Portugal / Brasil / PALOP

Relações Culturais




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Este livro resulta da vontade indómita e do reconhecimento de uma série de personalidades e de instituições, incluindo aquela em que nos filiamos enquanto professores, a Universidade da Beira Interior, de um trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Estudos Lusófonos do Departamento de Letras, pesem embora eventuais polémicas em torno do vocábulo “lusofonia”, devido a fantasmas que pretendemos, justamente, afastar com este tipo de estudos, versando a cultura em língua portuguesa, rica e diversa em termos diacrónicos e geográficos, nas áreas da literatura, da música, das artes plásticas e do cinema.

Índice:

Cristina Costa Vieira (Portugal / Universidade da Beira Interior)
“Prefácio”

António dos Santos Pereira (Portugal / Universidade da Beira Interior)
“Os livros e as leituras plurais de Fernando Pessoa”

Kelcilene Grácia-Rodrigues (Brasil / Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
“Poesia é voar fora da asa: a ars poetica de Manoel de Barros”

Moacyr Rodrigues (Cabo Verde / etno-musicólogo)
“Criação e afirmação da morna de Cabo Verde no espaço luso-afro-brasileiro”

Adriano Mixinge (Angola / ensaísta e conselheiro cultural)
“A parede infinita: um panorama da arte angolana contemporânea
actual”

Fabíola Mourthé (Brasil / PUC-Minas Gerais)
“Urucungo, de Raul Bopp: poesia afro-brasileira?”

Fernando Paulouro (Portugal / escritor e jornalista)
“Portugais e Brasis: questões brasilusas”

Saguenail e Regina Guimarães (Portugal / cineastas e escritores)
“Apresentação e diálogo em torno do filme Trela curta, de Saguenail e Regina Guimarães”

Pires Laranjeira (Portugal / Universidade de Coimbra)
“Afirmação nacional, patriotismo e exclusão no campo literário de língua portuguesa: desafios da globalização e da liberdade”


OS ORGANIZADORES:

CRISTINA COSTA VIEIRA é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Franceses pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, instituição onde obteve o grau de Mestre em Estudos Portugueses e Brasileiros. Doutorou-se em Letras (Teoria da Literatura) pela Universidade da Beira Interior. Destaca da sua obra O Universo Feminino n’A Esmeralda Partida de Fernando Campos (Difel, 2002), autor em que é especialista, e A Construção da Personagem Romanesca: processos definidores (Colibri, 2008). Integra o Centro de Literatura Portuguesa, da FLUC, e colabora no CEIL/IELT, da Universidade Nova de Lisboa. É Professora Auxiliar no Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior, onde dirige o Mestrado em Estudos Lusófonos. Colabora em várias revistas da especialidade, como Colóquio/Letras, Convergência Lusíada, Lusorama e Abusões, tem ensaios sobre autores portugueses, brasileiros e africanos de expressão portuguesa em diversos livros e coordenou a organização de quatro congressos internacionais ligados à lusofonia na UBI.

JOSÉ HENRIQUE MANSO é licenciado e mestre em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e doutor em Letras (Latim do Renascimento) pela Universidade da Beira Interior, tendo sido orientado pelo Doutor Sebastião Pinho da FLUC. A sua tese de doutoramento foi publicada em 2011 pela FCT/FCG sob o título Comentário de Aires Barbosa ao segundo livro da Historia apostolica de Arátor. É investigador integrado do CECH e Professor Auxiliar no Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior.

ANA RITA CARRILHO é Doutora em Letras pela Universidade da Beira Interior (Covilhã – Portugal). Nesta mesma instituição, é docente do Departamento de Letras, é diretora dos Cursos Não Conferentes de Grau de Línguas (alemão, espanhol, francês e inglês), do Curso de Português Língua Estrangeira e é coordenadora do Local de Aplicação e Promoção de Exames (LAPE), uma parceria com o Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira (CAPLE), sediado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É membro integrado do centro de investigação LabCom.IFP, desenvolvendo investigação na área da Linguística Aplicada ao ensino do Português como Língua Não Materna.

Detalhes:

Ano: 2018
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 170
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-176-3
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
15/04/2024
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA OS ARQUIVOS, da autoria de Maria Perdigão
LANÇAMENTO: dia 15 de Abril 2024 (2.ª feira), às 18h30, Sala C134.A, na Faculdade de Letras de Lisboa, em Lisboa. Apresentação: Carlos Guardado da Silva

13/04/2024
VENHO DE LÁ – HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE MARVÃO, da autoria de Natália Batista
APRESENTAÇÃO: 13 de Abril de 2024 (sábado) às 15h30, no Auditório Municipal Maestro César Batalha, em Oeiras. Apresentação: Luís Osório (Escritor e Jornalista)

11/04/2024
EM ABRIL ESTÓRIAS MIL – DA DITADURA À LIBERDADE, da autoria de Jaime Fernandes
LANÇAMENTO: Dia 11 de Abril (5.ª feira), às 18h00, na Sociedade Recreativa Operária, em Santarém. Apresentação: Dr. João Luiz Madeira Lopes; Dr. Jorge Custódio; Coronel Correia Bernardo

10/04/2024
O GENERAL SPÍNOLA E A GUINÉ-BISSAU – Contra os Ventos da História, da autoria de Carlos Santos Pereira
LANÇAMENTO: dia 10 de abril (4.ª feira), às 18h00, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Apresentação: Coronel Carlos de Matos Gomes

06/04/2024
DO JAPÃO PARA O ALENTEJO, da autoria de Tiago Passão Salgueiro
LANÇAMENTO: Dia 6 de Abril de 2024 (sábado), às 15h30, no Solar dos Mascarenhas, em Vila Viçosa

06/04/2024
AI, ALENTEJO… – Memórias Rurais, da autoria de Abílio Maroto Amiguinho
APRESENTAÇÃO: Dia 6 de Abril (sábado), às 15 horas, em Auditório da Quinta dos Olhos de Água, em São Salvador de Aramenha (Marvão)

30/03/2024
MEMÓRIA HISTÓRICA DA MUITO NOTÁVEL VILA DE CASTELO DE VIDE, da autoria de César Videira
APRESENTAÇÃO: dia 30 de Março de 2024 (sábado), às 18h30, na Feira do Livro de Castelo de Vide. Apresentação: António Ventura (Professor Emérito da Universidade de Lisboa)

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]