Cidades Europeias

nas Cartas de Enea Silvio Piccolomini




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Sinopse:

Enea Silvio Piccolomini (1405-1464, Papa Pio I I 1458-1464), apreciado por Jakob Burckhardt pela sua sensibilidade à paisagem, percorreu grande parte da Europa do séc. XV. Neste livro, analisam-se as suas descrições de Génova, Basileia, Passau, Viena e Tabor (na Boémia) sob uma dupla perspectiva: intertextualidade entre Piccolomini e autores seus contemporâneos como Leonardo Bruni, Leon Battista Alberti, Poggio Bracciolini, Pier Candido Decembrio; relação dessas descrições com o momento histórico em que foram produzidas bem como com a biografia do autor e as suas ideias sobre a Europa. ********************************************************* A cidade de Tabor, foco do movimento Hussita, é apresentada por Piccolomini como o ponto mais baixo em uma escala civilizacional, que, tanto no seu aspecto urbanístico como no seu aspecto cívico, ostenta a desordem que advém da heresia. ¶ Enquanto a respeito de Génova ou Basileia Piccolomini se pôde socorrer de modelos anteriores (e até para compreender Viena faz auto-citações da sua descrição de Basileia), perante uma cidade como Tabor faltavam-lhe referências ou modelos que lhe permitissem penetrar a opacidade da realidade urbana. A visão de Piccolomini, contudo, tem o mérito de perceber a ligação entre a ausência de arquitectura e de arte sacra entre os Hussitas e os princípios doutrinais do movimento com a sua ênfase na pregação e no entendimento da Escritura. E isso prova que era um leitor atento do espaço urbano nas suas relações com as sociedades e ideias que o produzem.

Índice:

Introdução

Capítulo 1
Sobre a epistolografia como género e na obra de Enea Silvio Piccolomini
1.1. A epistolografia no séc. XV
1.2. A epistolografia de Piccolomini como uma obra

Capítulo 2
A descrição de Génova
2.1. Génova ou Baden?

Capítulo 3
As descrições de Basileia
3.1. A primeira descrição (1433)
3.1.1. Organização racional do espaço urbano
3.1.2. Lazer na cidade
3.1.3. Uma cidade ideal
3.1.4. Critérios estéticos e culturais
3.1.5. Confronto entre Basileia vista por Piccolomini e Baden
vista por Poggio

3.2. A segunda descrição de Basileia (1438)
3.2.1. Modelos: a laudatio de Bruni e o panegyricus de Decembrio
3.2.2. Os dois prólogos da segunda descrição
3.2.3. Primeiro prólogo: carta a Francesco Pizzolpasso
3.2.4. Segundo prólogo: carta a Philippe de Coëtquis
3.2.5. Basileia no centro da cristandade
3.2.6. Basileia no centro do Sacro Império Romano-Germânico
3.2.7. O equilíbrio da cidade
3.3. A descrição e as ideias do Concílio de Basileia
3.4. Descrições de Basileia de Pero Tafur e Andrea Gatari

Capítulo 4
De Ebelsberg a Passau: um modelo de magnificência
4.1. Significado da magnificência

Capítulo 5
Tabor: da cidade à barbárie

Capítulo 6
Viena: a cidade desregrada
6.1. Viena na História da Áustria

Conclusão

Bibliografia



AUTOR:

Armando Senra Martins é docente da Universidade de Évora e investigador do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa. Tem publicado estudos sobre Enea Silvio Piccolomini, humanismo português e literatura latina dos sécs. XVI-XVIII, com especial interesse em obras técnicas (teses universitárias, casuística).

Detalhes:

Ano: 2018
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 194
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-714-7
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