Rio Azul

Romance




Recomendar livro a um amigo
Temas: Romance

Sinopse:

Após a publicação da sátira Monólogo de um Idiota, em 2016, Rogério Moura dá à luz, dois anos depois, Rio Azul, uma narrativa realista sobre os moradores pobres do Porto envolvida num manto de lirismo de que o rio Douro constitui elemento estilístico principal. Rio Azul trata do Porto das crianças retratadas por Manoel de Oliveira, o Porto dos operários e das costureiras, o Porto da pequena burguesia dos escritórios, o Porto da Ribeira e do Bolhão, o Porto da Sé e de D. António Ferreira Gomes, bispo de cerviz direita. Não é, já, o Porto das hordas turísticas e dos hostels, mas é ainda e sempre o Porto de Camilo, de Agustina, de Mário Cláudio, de Eugénio de Andrade e de Vasco Graça Moura. No romance, ao lado da cidade, como uma atalaia luminosa, prestando beleza à cidade escura, o "Rio Azul", o Douro, que acompanhará a vida dos dois protagonistas, José e Luísa, do casamento sem filhos à horrenda irrupção da doença de Alzheimer em Luísa cerca dos setenta anos. Uma vida laboriosa, tecida de amor, atravessada pelo 25 de Abril de 1974 e, evidentemente, pelo Glorioso Futebol Clube do Porto. Abandonada a sátira do Monólogo, cruzam-se dois estilos, um realismo lírico ou um lirismo realista para descrever a vida diligente e por vezes penosa das gentes do Porto. Parabéns, caro Rogério, por este Rio Azul. [Miguel Real] *********************************************************** (…) Amo o Porto. Amo a sua beleza, a sua monumentalidade. Amo o Douro que lhe empresta uma paisagem única, amo as gentes da minha terra, amo a liberdade que se vive no Porto, sim, o Porto é uma terra de liberdade, como refere Almeida Garrett, “Se na nossa cidade há muito quem troque o b por v, há pouco quem troque a liberdade pela servidão”. Tudo o que tem que ver com o Porto derruba qualquer imaginada indiferença. O Porto é, e será sempre, a minha vida, esteja eu a petiscar uma francesinha na Ribeira, ou a degustar uma queijada em Sintra. Onde estiver, estarei sempre e com o Porto. (…) [Nota do Autor]

Índice:

AUTOR:

Rogério Paulo da Silva Moura nasceu na Sé, Porto, a 5 de Outubro de 1959. Advogado, escreveu alguns artigos em publicações da Ordem dos Advogados, da qual fez parte do Conselho Geral e foi Vice-Presidente do Conselho Distrital de Lisboa. Portuense e portista praticou futebol federado, foi treinador diplomado de futebol. Colaborou no trissemanário desportivo Gazeta dos Desportos. Apaixonado pela música, especialmente de Mozart, escreveu vários textos no suplemento musical Som 80, do jornal Portugal Hoje. Nos anos noventa foi Presidente da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins e deputado da Assembleia Municipal de Sintra, tendo ao longo da sua vida vasta participação cívica, em Associações desportivas e culturais e de solidariedade social. Fundador e responsável pelo T.P.C. – Teatro para Cynthia –, grupo de teatro da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB 2/3 D. Fernando II, em Sintra, escreveu guiões encenados e representados. Foi Presidente dessa Associação. ¶¶ Quatro poemas de sua autoria integram a colectânea de poesia e texto poético da lusofonia Paradigma(s), das Edições Colibri, em 2016. Em Novembro do mesmo ano, publicou o conto irónico Monólogo de um Idiota, pelas Edições Colibri. Publica agora o seu primeiro romance.

Detalhes:

Ano: 2018
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 200
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-772-7
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
04/05/2024
CIDADANIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA GLOBAL – MARTHA NUSSBAUM E ADELA CORTINA, da autoria de Maria do Céu Pires
LANÇAMENTO: Dia 4 de maio (sábado), às 16h00, no Centro de Ciência Viva, em Estremoz. Apresentação: Elísio Gala

28/04/2024
LORIGA – CONTRIBUTO PARA UM PLANO DE INTERVENÇÃO TURÍSTICA, da autoria de Horácio M. M. de Brito
LANAMENTO: 28 de abril (dom.), às 15H00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Loriga. Apresentação: Dr Rogério Figueiredo (Prof. do Ens. Secundário) e Prof.ª Doutora Manuela Mendonça (Presidente da Academia Portuguesa da História)

20/04/2024
PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADANIA NA REVOLUÇÃO DE 25 DE ABRIL DE 1974, da autoria de Maria José Maurício
APRESENTAÇÃO: dia 20 de Abril (sáb.), às 16h00, no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]