Mãos no Ar!

Isto é um Assalto!




Recomendar livro a um amigo
Autoria: Fátima Bica
Temas: Romance

Sinopse:

A história de amor entre Belmirinha, a menina professora de Coimbra, e Zé Manelão, o salteador, chefe de uma quadrilha, foi a génese deste livro. Tudo o resto – o quotidiano de uma aldeia entre pinhais, as suas comédias e tragédias, a sua escola e respetivos alunos, as políticas e as politiquices, as mães e as meretrizes, a violência e o crime, a esquizofrenia e as intermináveis histórias das romancistas de boca – foi sendo tricotado à volta como rosetas de um xaile. ********************************************************* De repente, o burro estacou e deu um zurro assustado. João Luciano, que entretanto vergara de cansaço e de vinho, levantou o queixo estremunhado e sondou as rodas, para ver se estavam atolados. Ainda não tinha chegado a conclusão alguma, já o barulho de galopes a aproximarem-se lhe enregelou a alma. ¶¶ Agora é que foi! – bradou, pondo as mãos à cabeça. – Esconda-se já conforme puder entre as malas que vem aí a quadrilha do Zé Manelão. Ai, Deus nos acuda! ¶¶ A professora, estarrecida de medo, não se moveu. Ficou sentada onde estava, segurando com força a manta ao corpo, qual escudo roído pela traça, sem tirar os olhos da mancha escura de cavaleiros que se aproximava. Eram sete. Concluiu ao terceiro relâmpago. Um mais veloz à frente, três a seguir e outros três mais atrás. Todos com lenços escuros a aconchegarem-lhe o pescoço. Logo, puxando as rédeas aos cavalos desenfreados, rodearam a carroça em sinal de domínio.

Índice:

Lição n.º 1 Para Vinheira, se faz favor!

Lição n.º 2 Grande coisa há-de ter aprontado!

Lição n.º 3 A guarda interroga Belmirinha

Lição n.º 4 Criadas

Lição n.º 5 Alunos

Lição n.º 6 O primeiro dia de escola

Lição n.º 7 Queres casar comigo?

Lição n.º 8 O Partido da Oposição reúne

Lição n.º 9 A noite de Natal

Lição n.º 10 A casa do salteador

Lição n.º 11 Deixem falar a criada à vontade!

Lição n.º 12 A escola da noite

Lição n.º 13 O casamento

Lição n.º 14 Mãos ao ar! Isto é um assalto!

Lição n.º 15 Os funerais

Lição n.º 16 A prova final

Lição n.º 17 Epílogo

Glossário



AUTORA:

Fátima Bica é professora de Inglês do Agrupamento de Escolas de Mira desde 1993, ensinando crianças e jovens dos oito aos dezoito anos. Apesar do descontentamento, desgaste e envelhecimento generalizado da classe docente, que tem sangrado as escolas com aposentações, rescisões e despedimentos desde 2005, Fátima Bica continua a gostar de ensinar. De facto, para ela, o ensino é a oitava bela arte mas, infelizmente, tem sido prejudicado com inúmeras malas-artes. ¶ Nos tempos livres, gosta de escrever e já publicou os seguintes livros: ¶¶ Os Palheiros do Nada (contos) – 1999; O Pomar do teu Corpo (poesia) – 2003; O Diário da Stôra Lili (diário ficcionado) – 2005; Quibir Calcário (poesia) – 2007 ¶¶ Por saber que tem uma profissão exemplar com um grande (grandioso) impacto na sociedade, decidiu escrever este romance.

Detalhes:

Ano: 2018
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 300
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-775-8
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
02/09/2018
FÉRIAS EM AGOSTO
Estimado(a)s Clientes e Amigo(a)s Encerramos para férias entre 1 de Agosto e 2 de Setembro, por isso não podemos satisfazer quaisquer encomendas. A partir de 3 de Setembro retomamos a nossa actividade normal. Pedindo desculpas por eventuais incómodos, agradecemos a vossa preferência... COLIBRI com gosto, para LER também em AGOSTO!

01/09/2018
COMENDA COM GENTE – Fotobiografia de uma Aldeia Alentejana, da autoria de Jorge Branco
APRESENTAÇÃO: dia 01 de Setembro (sáb.), às 15h00, no Salão Paroquial e Comunitário da Comenda. Apresentação: Dr. Silvestre Lacerda (Director do Arquivo Nacional da Torre do Tombo)

26/07/2018
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO ARQUIPÉLAGO DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE (1470-1975), da autoria de Lúcio Neto Amado
LANÇAMENTO: dia 26 de Julho (5.ª feira), às 18h00, no Tabernáculo do Hernâni, em Lisboa. Apresentação: Dr. Abílio Neto

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99