Europa, Portugal e a Constituição Europeia

VI Curso Livre de História Contemporânea




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

O VI Curso de História Contemporânea organizado pela Fundação Mário Soares e pelo Departamento de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa realizou-se sob o signo da evolução da União Europeia, desde o momento em que os "pais fundadores" conceberam uma Comunidade apta a contrariar a tendência multissecular para a proliferação das guerras civis no "velho continente" e a criar condições para a criação de um espaço de segurança e de paz, de desenvolvimento e de pluralismo cultural democrático. O momento em que o Curso ocorreu coincidiu com a transição entre o termo dos trabalhos da Convenção para o Futuro da Europa e a conclusão da Conferência Intergovernamental (CIG). Sente-se, por isso, ao longo das diversas exposições uma natural fixação nas conclusões da Convenção e no método convencional. Verificar-se-á, porém, que não perderam actualidade, no essencial, estas reflexões, já que a CIG procedeu a alterações muito vezes de pormenor, ainda que relevantes, designadamente quando ao modo de apurar o voto por maioria qualificada ou quanto à composição da Comissão europeia, que não alteram, no essencial, as análises a que procedem os autores das intervenções ao longo do Curso. Os textos que constituem a presente publicação são, deste modo, ainda hoje importantes para acompanhar e aprofundar o debate europeu que terá de prosseguir, com base nos textos que constituem hoje o projecto de Tratado Constitucional.

Detalhes:

Ano: 2006
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 180
Formato: 23x16
ISBN: 972-772-666-6
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
19/10/2019
DESENHO INFANTIL, da autoria de Orlando Fialho
LANÇAMENTO: dia 19 de Outubro de 2019 (Sábado), às 18h15, no Holiday Inn Lisbon-Continental, em Lisboa. Apresentação: Dr.ª Maria Fernanda Alexandre

01/09/2019
FÉRIAS EM AGOSTO
Estimado(a)s Clientes e Amigo(a)s Encerramos para férias entre 1 e 30 de Agosto, por isso não podemos satisfazer quaisquer encomendas neste período. A partir de 2 de Setembro retomamos a nossa actividade normal. Pedindo desculpas por eventuais incómodos, agradecemos a vossa preferência... COLIBRI com gosto, para LER também em AGOSTO!

29/07/2019
Mestre JOSÉ SALGUEIRO
JOSÉ ANTÓNIO SALGUEIRO

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99