As Horas dos Tempos

Romance




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

António Luiz Rafael escolhe como fulcro central, a personagem principal deste livro, uma representante que tipifica claramente as novas famílias unipessoais: jovem e mulher, que o faz por opção. É em torno de uma escolha que toda a ação se desenrola, escolha essa questionada e refletida por todas as personagens da trama, que, de uma forma discreta e transversal ao desenrolar da história, a vão fazendo, mostrando nos seus diálogos a secreta preocupação por quem vive só, a imposição social de se procurar um(a) companheiro(a) para completar a vida, as expetativas dos familiares e amigos em torno de uma situação que se aceita como temporária… O autor retrata as horas da sua personagem, fazendo “ouvi-la” valorizar a tranquilidade da sua casa, a segurança que esta situação lhe dá, o reconforto da sua escolha, o saber que, após um dia atribulado de solicitações constantes, simultâneas e completamente diversas, o chegar a casa e sentir o silêncio retemperador de forças impele-a a pensar noutra perspetiva do viver só… A disponibilidade de tempo para si mesma, a flexibilidade de horários que o ritmo alucinante da vida atual não permite e o furtar à isenção de obrigações, se quisermos, traduz-se numa liberdade pessoal enriquecedora. [Graça Viegas, in Prefácio] *********************************************************** E, colocando ponto final nesta anotação, uma curiosidade: é que Vasco Santana chegou a residir em Arroios; numa moradia situada na rua Carlos Mardel, um pouco antes da Morais Soares. Parece que o grande actor gostava de efectuar alguns dos ensaios de leitura em sua casa onde, para o efeito, se deslocavam os colegas que com ele partilhavam o elenco de determinada peça teatral. Com a chegada dos dias de maior calor os ensaios decorriam sempre com a abertura das janelas que davam para a rua. E aí era ver o magote de moradores da zona que se reuniam no passeio para escutar as vozes de muitos dos ídolos daquela época a debitar as suas falas e repeti-las quando necessário. Por vezes Vasco Santana chegava a assomar ao parapeito, cumprimentava os presentes, e anunciava que – “o ensaio por hoje está terminado”! Seguia-se a debandada, e os diversos comentários.

Índice:

AUTOR:

António Luiz Rafael [Lisboa 1933] exerceu actividade profissional como jornalista ao longo de cerca de 60 anos partilhados entre Rádio e a Televisão. Primeiramente no Rádio Clube de Moçambique onde desempenhou funções durante duas décadas o que lhe permitiu também múltiplas deslocações a Angola, S. Tomé e Príncipe ou Guiné, bem como a outras zonas do continente africano. Neste roteiro se poderá incluir uma deslocação ao Brasil.
Em 1975 regressa a Portugal onde é admitido na Radio Televisão Portuguesa, ali actuando na área do jornalismo e nas vertentes da apresentação de Telejornais, entrevistas, e reportagens gravadas ou em directo.
Em 1992 é convidado para orientar a delegação da RTP em Évora, assumindo posteriormente o cargo de Coordenador do Centro de Emissão do Alentejo.

Detalhes:

Ano: 2018
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 178
Formato: 21x15
ISBN: 978-989-689-709-3
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
15/04/2024
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA OS ARQUIVOS, da autoria de Maria Perdigão
LANÇAMENTO: dia 15 de Abril 2024 (2.ª feira), às 18h30, Sala C134.A, na Faculdade de Letras de Lisboa, em Lisboa. Apresentação: Carlos Guardado da Silva

13/04/2024
VENHO DE LÁ – HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE MARVÃO, da autoria de Natália Batista
APRESENTAÇÃO: 13 de Abril de 2024 (sábado) às 15h30, no Auditório Municipal Maestro César Batalha, em Oeiras. Apresentação: Luís Osório (Escritor e Jornalista)

11/04/2024
EM ABRIL ESTÓRIAS MIL – DA DITADURA À LIBERDADE, da autoria de Jaime Fernandes
LANÇAMENTO: Dia 11 de Abril (5.ª feira), às 18h00, na Sociedade Recreativa Operária, em Santarém. Apresentação: Dr. João Luiz Madeira Lopes; Dr. Jorge Custódio; Coronel Correia Bernardo

10/04/2024
O GENERAL SPÍNOLA E A GUINÉ-BISSAU – Contra os Ventos da História, da autoria de Carlos Santos Pereira
LANÇAMENTO: dia 10 de abril (4.ª feira), às 18h00, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Apresentação: Coronel Carlos de Matos Gomes

06/04/2024
DO JAPÃO PARA O ALENTEJO, da autoria de Tiago Passão Salgueiro
LANÇAMENTO: Dia 6 de Abril de 2024 (sábado), às 15h30, no Solar dos Mascarenhas, em Vila Viçosa

06/04/2024
AI, ALENTEJO… – Memórias Rurais, da autoria de Abílio Maroto Amiguinho
APRESENTAÇÃO: Dia 6 de Abril (sábado), às 15 horas, em Auditório da Quinta dos Olhos de Água, em São Salvador de Aramenha (Marvão)

30/03/2024
MEMÓRIA HISTÓRICA DA MUITO NOTÁVEL VILA DE CASTELO DE VIDE, da autoria de César Videira
APRESENTAÇÃO: dia 30 de Março de 2024 (sábado), às 18h30, na Feira do Livro de Castelo de Vide. Apresentação: António Ventura (Professor Emérito da Universidade de Lisboa)

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]