Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
Este livro vem mostrar a natureza do processo criativo do compositor chinês Zhu Jian-Er, realçando a sua Décima Sinfonia – obra chave da produção musical não só do compositor como da música erudita chinesa contemporânea. Simultaneamente, o livro oferece aos leitores uma visão mais próxima da realidade da vida e obra de Zhu Jian-Er, do seu imaginário e ideário criativos através da pesquisa efectuada em numerosos artigos do compositor, bem como em relevante bibliografia de outros autores. Desta forma, os leitores do mundo musical ocidental poderão compreender melhor a natureza evolutiva da música erudita contemporânea chinesa, ponderando o significado da manifestação de novas formas de compatibilidade entre as diferentes culturas musicais.
*********************************************************
Sendo um compositor com raiz na cultura chinesa, Zhu Jian-Er procura herdar e inovar os valores tradicionais da cultura nativa e incorporá-los na linguagem musical contemporânea. Na elaboração de ideias musicais, o compositor pretende fundir os elementos símbolo/realidade, emoção/ razão e espírito/forma; na utilização das técnicas composicionais, Zhu apela à fusão das diferentes técnicas espácio-temporais, como tradição / modernidade e nação cosmopolita; no ângulo estético, Zhu defende a combinação entre autodisciplina/ disciplinado por outros, subjectivo/ objectivo extramusicais e vanguarda/ aceitabilidade (Zhu, 2002, pp. 10-12). O tal pensamento de justapor e dissolver os limites de diferentes disciplinas e culturas fornece-lhe uma maior habilidade na elaboração retórica e expressiva da linguagem musical.
Índice:
Agradecimento
Prefácio
Introdução
Parte 1 A VIDA E A OBRA DE ZHU JIAN-ER
Capítulo 1: Os primeiros contactos com a música
Capítulo 2: O compositor das músicas revolucionárias
Capítulo 3: Silêncio no tempo da Revolução Cultural
Capítulo 4: Recuperação da capacidade criativa após a abertura da China 4.1. Ponto de viragem 4.2. As primeiras duas sinfonias: o “destino” e a “tragédia” 4.3. O campo de fusão entre a cultura folclórica e as concepções musicais contemporâneas 4.4. Conhecimentos tradicionais na criação da linguagem musical contemporânea
Parte 2 TRADIÇÃO E CONTEMPORANEIDADE: ESPECIFICIDADES DA LINGUAGEM MUSICAL NA DÉCIMA SINFONIA
Capítulo 1: Rio e Neve: o ponto de convergência entre o texto e a música 1.1. Contextualização da poesia Tang 1.2. A música e a fonética na poesia Tang 1.3. Significado do poema Rio e Neve na Décima Sinbfonia 1.3.1. A métrica e a fonética na criação da melodia falada 1.3.2. Semântica do poema e sua representação na sinfonia 1.3.2.1. Tradução literal do poema 1.3.2.2. Cena pitoresca do poema 1.3.2.3. Metáfora filosófica do poema 1.4. Fala e canto, voz e instrumento
Capítulo 2: As particularidades do instrumento tradicional Guqin 2.1. Guqin e Poesia 2.2. Os aspectos interpretativos de Guqin 2.2.1. Afinação do Guqin 2.2.2. Colocação tímbrica na notação e na interpretação de Guqin 2.3. Guqin na Décima Sinfonia 2.3.1. Criação de uma afinação específica 2.3.2. Versatilidade na criação da cadeia de timbres 2.3.3. O tema Três Variações da flor da Ameixoeira: pivot entre as imagens-símbolo e a estrutura musical da sinfonia
Capítulo 3: Interacção de diferenças de aborgadgem do som, do tempo e da forma estrutural da sinfonia 3.1. A abordagem do som 3.2. A organização do tempo 3.3. A forma estrutural
Conclusão
Referência Bibliográfica
AUTORA:
Shao Xiao Ling é professora auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. É doutorada em Música pela Universidade de Aveiro (2011), Mestre em Piano Performance pelo Rotterdams Conservatorium (2001) e Licenciada em Ensino da Música pela Universidade de Aveiro (1998). Como concertista, tem apresentado recitais tanto solo como música de câmara e concertos com orquestras nos grandes auditórios e festivais portugueses e, também, em França, Itália e China. É detentora de prémios em concursos nacionais e internacionais. Foi bolseira da Fundação Oriente com a qual continua a manter uma ligação próxima na promoção da cultura musical, em Portugal e na China, tendo publicado vários artigos em atas de conferências e em revistas. É frequentemente convidada para realizar concertos / palestras das músicas da China e de Portugal.
Detalhes:
Ano: 2018
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 320
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-719-2
|