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Sinopse:
Fruto de uma engenhosa assimilação de tradições, a novela pastoril de Luis Gálvez de Montalvo veicula, de forma discreta mas irrefutavelmente sugestiva, princípios que permitirão não apenas alargar o espectro de possibilidades estéticas de um género particularmente codificado e reiterativo, mas ainda (e sobretudo) brindar as décadas subsequentes com uma fórmula mais maleável e tão adequada às suas circunstâncias como a trilogia das Dianas o fora em relação à época que a viu nascer. Para além de propor um confronto selectivo com uma secular herança literária, El pastor de Fílida explora ainda as potencialidades alusivas da convenção bucólica, impondo-se como retrato (ou auto-retrato) da sociedade cortesã de Quinhentos, algo idealizado, de resto, como o são todos os retratos em tempos optimistas. ¶ No estudo que aqui se apresenta, desenvolver-se-á uma reflexão acerca do hibridismo polifacetado que acabamos de frisar, bem como das suas implicações num contexto poético e ideológico que simultaneamente se assume e se fragiliza. Em última instância, observar-se-á o modo como a proposta aventada por Luis Gálvez de Montalvo, em perfeita sintonia com os valores socio-culturais datáveis a que se subordina, marca uma decisiva inflexão na novela pastoril espanhola do Siglo de Oro, reservando para si, contudo, o privilégio de uma indizível ironia de universalidade.
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De um modo geral, a obra de Gálvez de Montalvo é mencionada ou até sumariamente discutida em análises mais amplas versando sobre a evolução genológica da novela pastoril ou sobre a expressão transversal de um determinado tópico. As interessantes observações que, nesses trabalhos em que ocupa um lugar secundário, amiúde suscita impõem a urgência de estudar El pastor de Fílida autonomamente, numa tentativa de abranger, de forma (quanto possível) metódica e detida, as inúmeras singularidades que o distinguem.
Índice:
AGRADECIMENTOS
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I: FORTUNAS DE UM GIRO AUDAZ Luis Gálvez de Montalvo e a novela pastoril espanhola A arte de contar: desde La Diana a El pastor de Fílida O universo ficcional de El pastor de Fílida Gálvez de Montalvo e a Arcadia de Sannazaro: uma novidade antiga
CAPÍTULO II: QUANTO VAI DE ZAGAL A RABADÁN Alicerces de uma sociedade pastoril Ensaios de uma hierarquia arcádica Uma sociedade de sociedades
CAPÍTULO III: DEBAJO DEL SAYAL HAY ÁL As relações familiares Família, herança e hierarquia Família e sociedade
CAPÍTULO IV: O LOGRO DE HORÁCIO Aspectos do binómio aldeia / corte Instabilidade de charneiras Aldeia e corte: de binómio a monómio?
CAPÍTULO V: NA FUENTE DE LOS ALISOS As relações humanas Amor e amizade A enganosa harmonia do amor
CONCLUSÕES
BIBLIOGRAFIA Bibliografia activa Bibliografia passiva
AUTORIA:
A. Ferreira da Silva (n. 1989) doutorou-se em Estudos Românicos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 2017, com uma tese em torno da novela pastoril portuguesa. As linhas de investigação que tem vindo a desenvolver versam prioritariamente sobre as literaturas ibéricas dos séculos XV a XVII, abrangendo géneros tão díspares como a poesia de cancioneiro, a novela pastoril e a poesia épica. Tem-se dedicado também à tradução. Constitui o presente trabalho uma versão revista e aumentada da sua dissertação de Mestrado, concluída em 2012.
Detalhes:
Ano: 2018
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 152
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-732-1
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