Em Nome do Filho

Novela




Recomendar livro a um amigo
Autoria: Manuel da Luz

Sinopse:

Ana tem perfeita noção do dever cumprido. Muitos anos de devoção e paixão dedicados ao serviço público tornaram a cidade a que presidiu uma urbe moderna e um incontornável destino turístico-cultural. Ana reconhece que não pode haver unanimidade na apreciação de mudanças tão significativas e sabe que tem de conviver com o elogio e a crítica em paralelo. Mais angustiante é a teia de interesses pouco claros e a prepotência burocrática instalada com que Ana se confronta quando, subitamente, se vê perante a doença do filho e tudo parece constituir entraves das instituições às soluções médicas consideradas necessárias. O eixo central da narrativa cruza-se, entretanto, com a revisitação aos grandes temas da condição humana e às discussões que entusiasmaram a geração dos anos sessenta e setenta do século XX. O Autor conduz-nos pelos labirintos da novela, num trabalho literário onde encontramos lugares, personagens e situações que, de tão verdadeiros na sua criatividade ficcional, quase, quase nos parecem reais, desafiando os leitores para o prazer de ler. ******************************************************** Aquela tarde do mês de Junho mais quente dos últimos vinte anos estava a tornar-se um desafio sobre o tempo presente, um tempo que, apesar de presente, apenas se deixava avistar à distância, em fragmentos, em ecos só parcialmente ordenados. A lassidão tomava posse do seu corpo e as pálpebras insistiam em fechar-se. Mas continuava a ver o rio, lá em baixo, pachorrento, a desaguar num mar de sargaços, porque para ver bastava-lhe imaginar com intensidade, como diria o seu Teixeira Gomes. Pelos vistos, esta coisa do ver e do olhar tem muito que se lhe diga, tanto mais que as alucinações aproximam o mundo real do mundo dos sonhos, esbatendo alguma diferença irremediável. Ana regressou, então, às suas raízes existenciais – a infância, a adolescência, a paisagem e o mais que se seguiu.

Índice:

AUTOR:

MANUEL DA LUZ. 68 anos. Nascido em Alvor. Professor aposentado do quadro de Efectivos do ensino secundário, tendo leccionado nas duas escolas secundárias da cidade de Portimão. Área de ensino: Português, Latim e Grego.
Exerceu as funções de Presidente do Conselho Directivo / Director na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes em Portimão. Fez o Serviço Militar, tendo sido mobilizado para a guerra colonial na Guiné, como alferes miliciano, de onde regressou, evacuado por acidente em serviço, em Agosto de 1974.
Foi Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Portimão entre 1994 e 2013.
Tem dedicado parte da sua vida à escrita, colaborando em jornais e em actividades de natureza cultural.

Detalhes:

Ano: 2017
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 208
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-712-3
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
28/09/2018
DICIONÁRIO DE FILOSOFIA E ONTOLOGIA, da autoria de Francisco Limpo Queiroz
LANÇAMENTO: 28 de setembro (6.ª feira), às 21h30, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Beja

26/09/2018
GRANDE GUERRA 1914-1918, da autoria de Ana Maria Paiva Morão
APRESENTAÇÃO: dia 26 de Setembro (4.ª feira), às 18h00, na Casa dos Burgos em Évora

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99