Elites e Educação

O Liceu de Évora




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

«Este estudo histórico sobre a relação entre as elites portuguesas e a educação durante os Liberalismos Monárquico e Republicano e as primeiras décadas da Ditadura (Estado Novo), reconstituída a partir da experiência das instituições, professores e alunos do ensino secundário da cidade de Évora, é um excelente contributo para a história cognitiva da formação e evolução da sociedade portuguesa “contemporânea” e, pelo interesse alargado que merece suscitar, para a cultura histórica da sociedade portuguesa actual. ¶¶ Os leitores encontrarão nele, além de uma extensa e invulgar informação factual, uma sólida análise histórica sobre o lugar institucional do Liceu de Évora no sul do país; a afirmação social e política do seu corpo docente, crescentemente mais profissionalizado; a função deste estabelecimento escolar como o topo regional de um quadro de educação formal pública desde o início (meados do Séc. XIX) ideologicamente imaginado e politicamente constituído mais como um dos instrumentos de reprodução do que como um canal de oportunidade de ascensão na «escada» social, um propósito que a Primeira República diferenciou mas não superou; e sobre a origem e destino social de muitos dos seus estudantes, em grande parte sugados pelos espaços em formação do “Portugal Moderno”. Em suma, o estudo torna claro o processo de constituição, a partir de 1841, da centralidade regional do Liceu de Évora, que persistiu até que a instalação do ensino superior e, em particular, a (re)fundação da Universidade de Évora (1973), a estiolou, num momento de maior abertura social do sistema de ensino público, tanto nas oportunidades de acesso como de transição escolar.(…)» ¶¶¶ [HELDER ADEGAR FONSECA ¶ (Professor Catedrático da Universidade de Évora) – Prefácio.]

Índice:

Nota do autor

Prefácio

Normas de Transcrição e Lista de Siglas
Introdução

Capítulo 1 – Elites, sociedade e ensino secundário: a Europa e Portugal
1.1. Introdução
1.2. Ensino secundário na Europa: os casos
1.3. O ensino secundário em Portugal: entre o clássico e o técnico
1.4. O ensino em Portugal: um balanço
Capítulo 2 – Elites e instituições de ensino em contexto regional
2.1. Introdução
2.2. O ensino secundário liceal e a bifurcação do currículo durante a Monarquia Constitucional
2.3. O ensino técnico: a segmentação
2.4. Elites e estatuto das instituições de ensino: um quadro sumário

Capítulo 3 – O lugar das escolas na «cidade dos equipamentos»: o quadro material
3.1. Introdução
3.2. As escolas na «cidade dos serviços»
3.3. A Monarquia Constitucional. A função educativa de Évora à dimensão do sul
3.4. República. O primado do ensino técnico
3.5. O Estado Novo. O primado da política do ensino clássico
3.6. A função educativa na «cidade dos equipamentos»: um quadro
sumário

Capítulo 4 – O liceu com gente dentro: os professores, a vida cívica e a política (1890-1926)
4.1. Introdução
4.2. A diacronia: o corpo docente 1841-1926
4.3. Da Monarquia Constitucional à I.ª República: o envolvimento dos professores na vida cívica
4.4. Os professores. Carreira escolar e ação pública: um quadro sumário

Capítulo 5 – Oferta e procura de ensino clássico e de ensino técnico em Évora (1841-1926)
5.1. Introdução
5.2. Ensino primário e ensino secundário na Europa: historiografia e comparação
5.3. Portugal: depois do ensino primário
5.4. A procura no segmento de ensino clássico
9.5. O Alentejo: a surpreendente questão do género
5.5. O ensino clássico e o ensino técnico em Évora
5.6. A procura: um quadro sumário

Capítulo 6 – Os descendentes. Recrutamento dos estudantes
do ensino secundário em Évora
6.1. Introdução
6.2. Metodologia
6.3. Critérios para o cruzamento de dados. Codificação e classificação
6.4. Geografia e mobilidade
6.5. Recrutamento social no ensino secundário: um quadro no final do século XIX
6.6. Estrutura ocupacional dos pais dos alunos do Liceu de Évora
6.7. Grupos ocupacionais e rendimento
6.8. O recrutamento geográfico e o recrutamento social: um quadro sumário

Capítulo 7 – Trajetórias e destinos ocupacionais
7.1. Introdução
7.2. A procura de ensino superior pelos alunos do Liceu de Évora
7.3. Alunos do Liceu de Évora que prosseguiam estudos: ocupações
7.4. Os alunos: geografia e trajetória profissional. A geografia dos destinos ou a atração dos centros sobre as periferias
7.5. Trajetórias e destinos: um quadro sumário

Conclusão

Anexos

Fontes manuscritas
Arquivo Histórico do Liceu André de Gouveia
Arquivo Histórico da Escola Industrial e Comercial Gabriel Pereira
Arquivo Distrital de Évora
Arquivo da Câmara Municipal de Évora
Arquivo Geral do Seminário Diocesano de Évora
Arquivo da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz
Arquivo Histórico Militar
Arquivo da Universidade de Coimbra
Arquivo do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa (Escola Politécnica)
Centro de Documentação do Ministério da Educação
Biblioteca Nacional
Instituto Superior de Agronomia (Biblioteca-Arquivo)
Fontes Impressas
Biblioteca do Estado Maior do Exército
Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Biblioteca Nacional

Legislação

Estatísticas

Relatórios

Anuários

Imprensa

Bibliografia

Detalhes:

Ano: 2017
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 446
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-629-4
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
16/05/2024
SEIVA – POEMAS REUNIDOS (1978 -2023), da autoria de Manuel Pedro Ferreira
LANÇAMENTO: Dia 16 de maio (5.ª feira), às 21h30, no O'culto da Ajuda, em Lisboa. Apresentação: João Quaresma Dionísio (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

04/05/2024
CIDADANIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA GLOBAL – MARTHA NUSSBAUM E ADELA CORTINA, da autoria de Maria do Céu Pires
LANÇAMENTO: Dia 4 de maio (sábado), às 16h00, no Centro de Ciência Viva, em Estremoz. Apresentação: Elísio Gala

28/04/2024
LORIGA – CONTRIBUTO PARA UM PLANO DE INTERVENÇÃO TURÍSTICA, da autoria de Horácio M. M. de Brito
LANAMENTO: 28 de abril (dom.), às 15H00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Loriga. Apresentação: Dr Rogério Figueiredo (Prof. do Ens. Secundário) e Prof.ª Doutora Manuela Mendonça (Presidente da Academia Portuguesa da História)

20/04/2024
PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADANIA NA REVOLUÇÃO DE 25 DE ABRIL DE 1974, da autoria de Maria José Maurício
APRESENTAÇÃO: dia 20 de Abril (sáb.), às 16h00, no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal

19/04/2024
POR UM MUNDO NOVO, A SÉRIO – UMA IDEOLOGIA PROGRESSISTA DO SÉCULO XXI, da autoria de Pedro Ferraz de Abreu
LANÇAMENTO: dia 19/04/2024 (6.ª f.), às 17h30, na Associação 25 de Abril, Rua da Misericórdia, n.º 95, em Lisboa. Apresentação: Coronel Carlos Matos Gomes

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]