Um Pássaro é mais do que a sua Jaula




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

O nacionalista angolano Adolfo Maria é um exemplo humano; não só pela sua longa e exemplar vida, mas pela forma desinteressada com que abraçou a causa nobre da libertação dos povos. Adolfo representa um conjunto de valores que sentimos sempre estarem em falência: o respeito pela vida, pela dignidade dos outros, pela autodeterminação. Um Pássaro é mais do que a sua Jaula é uma aproximação ao nacionalismo Angolano a partir de uma perspectiva filosófica. Trata-se de um monólogo dramático, em que convergem elementos d’A Consolação da Filosofia de Boécio e aspectos da biografia de Adolfo Maria. ******************************************************** “O tipo afastou-se “Vocês são amigos dos pretos… Depois quando eles vos entrarem em casa, e vos cortarem o pescoço, venham cá pedir ajuda.” Vi-o a entrar no jipe e desaparecer na escu¬ridão. Virei-me e olhei o rapaz nos olhos – é impossível descrever a humilhação no seu rosto. Sentei-o, “João, Ele deu-te uma bofetada… E eu não podia fazer mais nada. Podia ter pelejado com ele, mas aí ficaríamos os dois em perigo. Se eu não o tivesse deixado consolar-se com esta bofetada, ele não ia desistir, ia voltar mais tarde. Houve o que te digo: um dia estes brancos que estão aqui a mandar nesta terra… Isto vai acabar, são bandidos. Mas agora tu e outras pessoas como tu, tem que ter cuidado… O meu coração está contigo e quer agir mas agora é a cabeça que tem de mandar… Não vale a pena ripostar nem desafiá-los, porque se não, morrem as pessoas e as coisas não mudam.”

Índice:

AUTOR:
Guilherme Mendonça. Encenador, dramaturgo, guionista e professor. Nasceu em Moçambique e fez a sua formação teatral na Guildhall School of Music and Drama e na Royal Academy, em Londres. Tem publicadas peças de teatro, traduções e ensaio. É autor de numerosas encenações e coautor de guiões para televisão. No seu trabalho artístico tem-se centrado nos aspectos humanos e sociais do colonialismo e pós-colonialismo portugueses. É doutorado em dramaturgia.

Detalhes:

Ano: 2017
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 58
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-672-0
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
16/05/2024
SEIVA – POEMAS REUNIDOS (1978-2023), da autoria de Manuel Pedro Ferreira
LANÇAMENTO: Dia 16 de maio (5.ª feira), às 21h30, no O'culto da Ajuda, em Lisboa. Apresentação: João Quaresma Dionísio (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

04/05/2024
CIDADANIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA GLOBAL – MARTHA NUSSBAUM E ADELA CORTINA, da autoria de Maria do Céu Pires
LANÇAMENTO: Dia 4 de maio (sábado), às 16h00, no Centro de Ciência Viva, em Estremoz. Apresentação: Elísio Gala

28/04/2024
LORIGA – CONTRIBUTO PARA UM PLANO DE INTERVENÇÃO TURÍSTICA, da autoria de Horácio M. M. de Brito
LANAMENTO: 28 de abril (dom.), às 15H00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Loriga. Apresentação: Dr Rogério Figueiredo (Prof. do Ens. Secundário) e Prof.ª Doutora Manuela Mendonça (Presidente da Academia Portuguesa da História)

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]