Uma História Social do Piano
Emergência e Declínio do Piano na Vida Quotidiana Madeirense
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Sinopse:
Entre 1820 e 1930, o piano foi uma presença constante na vida quotidiana madeirense. A partir do primeiro quartel do século XIX, começou a definir-se no Funchal uma cultura musical em redor do piano, constituída por: saraus privados e concertos públicos, em que a prática musical com piano era o motivo de entretenimento principal; um ensino musical exigente, no qual a mulher ganhou gradualmente protagonismo; um repertório centrado na música para canto e piano, em danças e em peças de cariz brilhante ou virtuoso; e um comércio de importação de pianos, primeiramente de Inglaterra e, numa fase posterior, principalmente da Alemanha. A partir da década de 1930, a prática amadora ao piano entra em declínio, devido à forte concorrência de novas tecnologias tais como os gramofones, a telefonia e o cinema.
Índice:
Prefácio
Introdução
I Revisão da literatura, procedimentos metodológicos e fontes
Os conceitos de vida quotidiana, lógica situacional e cultura musical Literatura: vida quotidiana e cultura musical em redor do piano Literatura: composição e análise musical Componentes da construção melódica Carácter dos temas musicais Tipos de acompanhamentos Procedimentos metodológicos e fontes
II O início da era da prática musical doméstica ao piano
Invenção e difusão do piano na Europa Difusão do piano em Lisboa e na Madeira
III O piano nos convívios sociais e domésticos
O piano na vida doméstica O Piano nos convívios sociais fora do espaço doméstico Sociedades e Clubes Saraus de beneficência Locais públicos para concertos Músicos virtuosos
IV O ensino do piano no Funchal
Professor de piano: a emergência de uma nova profissão O piano no ensino feminino Métodos utilizados na aprendizagem do piano
V Repertório musical cultivado ao piano
Renovação do repertório musical Danças Valsas Quadrilhas Cotilhões Polcas, Mazurcas e Polcas Mazurcas One Step e Fox trot A música para canto e piano Lied Cançonetas Fados Peças de carácter Grandes mestres clássicos e virtuosos
VI Comércio e manutenção dos pianos
Comércio de pianos: venda e aluguer Manutenção de pianos: a profissão de afinador
VII Decadência da prática musical doméstica ao piano
Conclusão
Bibliografia Lista de Quadros Lista de Exemplos Musicais Lista de Figuras
ÍNDICE DE APÊNDICES E ANEXOS (CD ROM)
Apêndices A – Tipologia de períodos musicais B – Figurações de acompanhamento C – Tópicos musicais
Anexos I – Documentos em Fac simile II – Partituras
Data de Publicação: MARÇO DE 2016
O AUTOR:
Paulo Esteireiro é colaborador da Secretaria Regional de Educação (Governo Regional da Madeira). É doutorado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, tendo obtido a classificação máxima por unanimidade. Entre as suas publicações destacam-se Estudos sobre Educação e Cultura, 10 Novas Composições para Braguinha, Músicos Interpretam Camões, 50 Histórias de Músicos na Madeira e Regionalização do Currículo de Educação Musical. É diretor da Revista Portuguesa de Educação Artística e coordenador da Coleção Madeira Música. Foi professor do Instituto Superior de Ciências Educativas, da Escola Superior de Educação de Setúbal e da Escola Superior de Educação de Bragança. Tem publicado artigos na área da musicologia e da pedagogia e participa regularmente em encontros especializados em artes e educação em Portugal, Brasil, Itália, Polónia, Estónia e Escócia. No domínio da comunicação social foi crítico musical da revista espanhola Ópera Actual, colaborador permanente da secção de música do Jornal de Letras, Artes e Ideias, colaborador no Diário de Notícias da Madeira e no Jornal da Madeira. Foi autor de duas séries de 12 documentários para a RTP-M, intituladas de Músicos Madeirenses.
Detalhes:
Ano: 2016
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 330
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-565-5
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