Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
As profundas alterações políticas resultantes da Revolução de 25 de Abril de 1974 possibilitaram um alargamento considerável dos participantes na vida política ativa. Neste contexto, foram eleitos para a Assembleia da República alguns homens e mulheres oriundos de novos setores socioprofissionais, como operários industriais, trabalhadores agrícolas e pescadores. Estes deputados forneceram um precioso contributo aos trabalhos e debates parlamentares, enriquecendo-os com a sua experiência de vida, a sua estreita ligação ao mundo do trabalho e o conhecimento profundo dos anseios e carências dos setores populacionais mais desfavorecidos. / Custódio Gingão, um trabalhador agrícola alentejano, pertence a este grupo de deputados. O livro traça a biografia apaixonante deste cidadão que desde muito jovem se insurgiu contra a vida de exploração e miséria e nunca se resignou perante a arrogância e a perseguição. Deputado brilhante ao longo de 11 anos demonstrou a mesma competência, motivação, capacidade de trabalho, modéstia, espírito de diálogo e profunda sensibilidade para com os mais desfavorecidos nas diversas funções autárquicas e associativas que ainda hoje continua a exercer.
*****************************************************************
*****************************************************************
*****************************************************************
Veja RECENSÃO a esta OBRA no Blog de MOISÉS CAYETANO ROSADO, em:
http://moisescayetanorosado.blogspot.com.es/2016/01/custodio-gingao-umpercurso-de-cidadania.html
Índice:
Custódio Gingão, uma vida de militância e dedicação
Razão de ser deste livro
1. Uma Infância difícil
2. A entrada precoce na vida adulta
3. O serviço militar
4. O regresso à vida civil. O casamento. A emigração
5. A nova vida proporcionada pela Revolução de Abril 5.1. O reencontro com o Partido Comunista Português 5.2. O envolvimento na Reforma Agrária 5.3. A experiência de deputado à Assembleia da República 5.3.1. As eleições legislativas de 1976 a 1987 e o seu contexto político 5.3.2. A atividade parlamentar (1976-1987) 5.3.2.1. O setor primário 5.3.2.2. A emigração 5.3.2.3. A administração do território 5.3.2.4. O ensino público 5.3.2.5. Outros assuntos 5.3.2.6. O trabalho das Comissões Parlamentares 5.3.3. A vida fora da Assembleia da República 5.4. O regresso definitivo ao Alentejo
Fontes e Bibliografia
A AUTORA:
Maria Teresa Couto Pinto Rios da Fonseca é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e mestre em História Cultural e Política e doutora em História das Ideias Políticas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É autora de 11 livros no âmbito da História Moderna e Contemporânea e de várias dezenas de artigos nas mesmas áreas, publicados em revistas municipais e académicas, nacionais e estrangeiras. Publicou ainda dois livros de divulgação histórica para crianças e jovens. Foi bolseira de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É professora do Ensino Secundário aposentada.
Detalhes:
Ano: 2015
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 150
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-540-2
|