Raia Molhada

Contrabandistas – Emigrantes, Exilado e Deportados




Recomendar livro a um amigo
Autoria: César Gomes

Sinopse:

Relata-se o passado de gentes de um povo, e o que sucedeu a homens de garra que lutaram pela sobrevivência e pela liberdade do jugo dos donos de um regime ditatorial. A primeira estória reporta-se a uma profissão clandestina, o contrabando, praticada numa região onde o autor esteve integrado. Destacam-se episódios difíceis e o sofrimento porque passaram os que constantemente tinham as vidas em risco nas veredas do contrabando. A segunda, não menos interessante, dá-nos a conhecer o que levou muita gente de Escalhão a emigrar, na procura de melhores condições de vida. A terceira estória, que poderia ser aqui a primeira, é totalmente desconhecida na sua veracidade. Conta-se, ao pormenor, o que Augusto César Henriques nos relatou e as contrariedades que teve, conjuntamente com o “padre Elvas” – José da Silva Elvas –, ao ajudar Armando Cortesão na passagem para o exílio, e o que sofreram, no degredo, depois de tão desinteressada ajuda.

Índice:

Agradecimentos
Notas do autor
O rapaz de oito anos
Gentes da aldeia
Contrabandistas
Emigrantes
O segredo do baú
Exílio, Repúblicas e Estado Novo
Homens
A confissão de Augusto
Caminho do exílio
Os deportados
Esclarecimento
O que resta
Fotografias
Bibliografia


O AUTOR:

César Augusto Gomes – nasceu a 4 de Agosto de 1931, na Freguesia de Escalhão, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. Foi Enfermeiro-chefe interino no Hospital de Santo António dos Capuchos e Monitor da Escola de Enfermagem Artur Ravara. Concluiu o Curso de Medicina na Faculdade de Medicina do Porto, em 1969. Em Angola foi Assistente na Faculdade de Medicina de Luanda. Trabalhou no Hospital de Santa Cruz e San Pablo, em Barcelona, com os Professores Francisco Villardel e Armando Marti Vicente. Foi integrado no serviço de Gastrenterologia do Hospital de S. João como Médico Graduado em Chefe de Serviço, onde fundou as Unidades de Lapa-roscopia e de Proctologia. Foi co-fundador da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia. Completou o Curso de Ecografia na Fundação Calouste Gulbenkian, e foi Assistente na Faculdade de Medicina do Porto. Em 1985 criou, a nível Nacional, as Jornadas de Medicina Gastrenterológica a Sul do Douro de que foi seu presidente durante dez anos. Proferiu palestras sobre temas médicos em Portugal, Espanha, Itália e na Polónia. Livros publicados: Via Sacra e Meditação; Traços de uma Vivência.

Detalhes:

Ano: 2015
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 202
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-478-8
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
16/05/2024
SEIVA – POEMAS REUNIDOS (1978-2023), da autoria de Manuel Pedro Ferreira
LANÇAMENTO: Dia 16 de maio (5.ª feira), às 21h30, no O'culto da Ajuda, em Lisboa. Apresentação: João Quaresma Dionísio (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

04/05/2024
CIDADANIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA GLOBAL – MARTHA NUSSBAUM E ADELA CORTINA, da autoria de Maria do Céu Pires
LANÇAMENTO: Dia 4 de maio (sábado), às 16h00, no Centro de Ciência Viva, em Estremoz. Apresentação: Elísio Gala

28/04/2024
LORIGA – CONTRIBUTO PARA UM PLANO DE INTERVENÇÃO TURÍSTICA, da autoria de Horácio M. M. de Brito
LANAMENTO: 28 de abril (dom.), às 15H00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Loriga. Apresentação: Dr Rogério Figueiredo (Prof. do Ens. Secundário) e Prof.ª Doutora Manuela Mendonça (Presidente da Academia Portuguesa da História)

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]