A Última História de Goa

2.ª ed. revista e aumentada de N.R.P. SIRIUS. Índia 18 de Dezembro de 1961 – Três casos de Marinha




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Fruto de coincidências várias, fiquei a conhecer a extraordinária aventura de Manuel José Marques da Silva, comandante da lancha Sirius que foi proscrita da história do 18 de Dezembro. Após receber ordem clara, curta e concisa para afundar a Lancha, assim fez, não se deixou prender, foi socorrido a meio da noite por um cargueiro grego cujo comandante acabou por ser padrinho da filha mais nova. Na minha rápida passagem por Goa, não tive tempo para procurar a casa de Caranzalém que vejo nas fotografias que ainda hoje tenho em casa. O meu Pai, Victor Marques Pedroso, também esteve na Índia, em Goa. E em Pondá, no campo de prisioneiros. Regressada a Lisboa, as conversas com Marques da Silva para este Livro/testemunho prosseguiram. A primeira versão sobre a sua história da Sirius ia sendo alterada porque recebera do seu amigo Brito e Abreu – comandante da Antares em Damão – grossa documentação, à qual se juntavam as cartas escritas pelo meu Pai para a minha Mãe durante os cinco meses de cativeiro. O que vão ler é, pois, a junção das histórias destes três protagonistas que, de maneira diferente, estiveram nos acontecimentos do 18 de Dezembro na Índia. No meio da narrativa distanciada, mais de quarenta anos depois, de Marques da Silva que conta o que se passou com a Sirius e a Antares, vão encontrar extractos de cartas com um registo próximo do diário, editadas por mim, sua filha, que à época ele nem sonhava que iria existir. Nasci quase dois anos depois de o meu Pai voltar. [do Prefácio de Maria Flor Pedroso].

Índice:

TEXTOS DE APRESENTAÇÃO DA 1.ª EDIÇÃO, EM 18 DE DEZEMBRO DE 2007
18 de Dezembro de 1961 (Apresentação do Autor)

Apresentação do Cor. Carlos Matos Gomes

Texto/carta de Xencora Camotim (Falecido a 11 de dezembro 2014)


TEXTO COMPLETO DA 1.ª EDIÇÃO

Prefácio

Introdução

I A minha história de Goa

II O destacamento

III A lancha Sirius

IV Início da comissão

V O desenrolar do ataque e a ordem

VI A evasão

VII Damão, Caranzalém e Pondá

VIII A chegada a Lisboa

IX A continuação da saga em Pondá

X Os processos

XI Os recursos

XII Os companheiros de aventura

XIII A invasão vista como libertação

XIV A visão portuguesa

XV 46 anos depois


ARQUIVO FOTOGRÁFICO


TESTEMUNHOS SOBRE O AUTOR E SOBRE OS SEUS DOIS COMPANHEIROS DE “AVENTURA”, FAUSTO BRITO E ABREU E VICTOR MARQUES PEDROSO

Sobre Victor Marques Pedroso

Sobre Fausto Brito e Abreu

Sobre Manuel José Marques da Silva


TEXTOS COMPLEMENTARES À 1.ª EDIÇÃO

Introdução à 2.ª edição

XVI Factos conhecidos após a 1.ª edição

XVII O regresso a Goa

XVII A epopeia de Diu



O AUTOR:

MANUEL JOSÉ MARQUES DA SILVA
Nasceu em Lisboa a 20 de Setembro de 1936. Foi nomeado Comandante da lancha Sirius, destacada em Goa, nas vésperas da invasão. Cumprindo uma ordem clara e sem antes ter recebido quaisquer instruções do Comando Naval de Goa sobre como atuar em caso de ataque, afundou a lancha e conseguiu evitar fazer-se prisioneiro, como mandam os manuais militares. Depois de um processo moroso e sem direito ao contraditório que acabou por levar à sua irradiação da Marinha, foi reintegrado em 1975, sem nunca o caso Sirius ter sido assimilado pela instituição. Engenheiro Eletrotécnico licenciado no Instituto Superior Técnico, tem tido várias atividades na vida civil. Constituiu uma empresa de projetos, coordenação e fiscalização de obras que o ocupou na maior parte da sua vida.
Foi tradutor de livros como A Alquimia de E.J. Holmyard, O Hipnotismo - Realidade e Ficção de F.L. Marcuse ou A Igreja Numa Época de Revolução de Alec R. Vidler e de legendas para filmes como Bonnie e Clyde, Mary Poppins, Quem Tem medo de Virginia Wolf ou My Fair Lady.
O Desporto foi sempre uma das suas disciplinas de eleição que pesou na escolha da entrada para a Escola Naval. Foi Presidente do CIF, da Associação de Ténis de Lisboa, da Federação Portuguesa de Ténis, Vice-Presidente e Secretário Geral do Comité Olímpico de Portugal de 1997 a 2013. Aí desempenhou as missões de Provedor Olímpico e de Chefe de Missão aos Jogos Olímpicos de Verão Sydney 2000 e de Inverno Vancouver 2010. Participou na coordenação dos Jogos da Lusofonia em Lisboa 2009.



Os companheiros:

VICTOR MARQUES PEDROSO
Nasceu em Escalos do Meio, Pedrógão Grande, a 11 de Outubro de 1932. Integrou a guarnição do Afonso de Albuquerque de Março de 1960 até 18 de Dezembro de 1961. É um dos protagonistas deste livro através das cartas que escreveu durante os cinco meses de cativeiro em Pondá. Condecorado com a Medalha Militar de Serviços Distintos, prata, com palma. À data da sua morte, 1969, era Capitão-Tenente de Administração Naval.

FAUSTO MORAIS DE BRITO E ABREU
Nasceu em Lisboa a 8 de Abril de 1937. Foi nomeado Comandante da lancha de fiscalização Antares destacada para Damão e foi condecorado em Março de 1963 com a Medalha Militar de Serviços Distintos, prata, com palma pelo seu desempenho aquando da Invasão a 18 de Dezembro de 1961. Actualmente é Vice-Almirante.

Detalhes:

Ano: 2015
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 220
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-458-0
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
16/05/2024
SEIVA – POEMAS REUNIDOS (1978 -2023), da autoria de Manuel Pedro Ferreira
LANÇAMENTO: Dia 16 de maio (5.ª feira), às 21h30, no O'culto da Ajuda, em Lisboa. Apresentação: João Quaresma Dionísio (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

04/05/2024
CIDADANIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA GLOBAL – MARTHA NUSSBAUM E ADELA CORTINA, da autoria de Maria do Céu Pires
LANÇAMENTO: Dia 4 de maio (sábado), às 16h00, no Centro de Ciência Viva, em Estremoz. Apresentação: Elísio Gala

28/04/2024
LORIGA – CONTRIBUTO PARA UM PLANO DE INTERVENÇÃO TURÍSTICA, da autoria de Horácio M. M. de Brito
LANAMENTO: 28 de abril (dom.), às 15H00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Loriga. Apresentação: Dr Rogério Figueiredo (Prof. do Ens. Secundário) e Prof.ª Doutora Manuela Mendonça (Presidente da Academia Portuguesa da História)

20/04/2024
PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADANIA NA REVOLUÇÃO DE 25 DE ABRIL DE 1974, da autoria de Maria José Maurício
APRESENTAÇÃO: dia 20 de Abril (sáb.), às 16h00, no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal

19/04/2024
POR UM MUNDO NOVO, A SÉRIO – UMA IDEOLOGIA PROGRESSISTA DO SÉCULO XXI, da autoria de Pedro Ferraz de Abreu
LANÇAMENTO: dia 19/04/2024 (6.ª f.), às 17h30, na Associação 25 de Abril, Rua da Misericórdia, n.º 95, em Lisboa. Apresentação: Coronel Carlos Matos Gomes

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]