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Sinopse:
A primeira década de 1900 pode ser considerada o ponto de partida da génese histórica da psicossíntese como abordagem psicológica integral e original. Mais precisamente, será de assinalar o ano de 1905, em que Assagioli redigiu a fábula designada o Rei interior, (…), a qual veio a ser publicada em 1907. Nela se ilustra a vivência e a obra de que é pioneiro. Faz sentido a observação de Sebastiano Tilli, vendo, neste escrito, “um género de antecipação da própria psicossíntese de Roberto Assagioli.”
Metaforicamente traduz-se, (…), a tendência vital que em todos nós se manifesta e processa, em variados níveis evolutivos de identificação, de integração e de síntese. Cooperar, conscientemente, com esta propensão inata implica um enquadramento ao mesmo tempo prático e conceptual. A vivência alia a prática e a reflexão, a serem conjugadas no sentido perene da sua complementaridade. Do processo psicossintético que é inerente à própria vida todos somos usufruidores. Entrementes, a consciência desse processamento é porta aberta para uma colaboração que pode ter um alcance surpreendente, em termos individuais e colectivos.
Índice:
Prefácio 13
Pórtico 15 – Apólogo paradigmático 15 – Apelação 18 – Resposta 19 – Testemunho pessoal 19 – Reconhecimento 20 – Fio condutor 20 – Dedicatória 21
Introdução 23 – Domínios de aplicação 23 – Esclarecimento 23 – Princípios prevalentes 24 – Metodologia 24 – Objectivos 25 – Exposição sequencial 26
I – PSICOSSÍNTESE FUNDAMENTAL
Preâmbulo 1 29
Capítulo 1– Fundamento científico: Contexto epistemológico 31
O termo psicossíntese 31 Síntese do espírito 31 Noções 32 Características 34 Sistema biopsíquico 35 Obra de pioneiro 37 Empreendimento científico 37 Interdisciplinaridade 38
Capítulo 2 – Análise e síntese 39
Processo analítico 39 A vida como síntese 39 Psicanálise e psicossíntese 40 Sob o signo da dualidade 40 Agente unificador 41 Síntese das polaridades 42 Caminhada existencial 43 Em busca da unidade 43 Coincidência dos opostos 44 Bem e mal: O grande desafio 44 Entre Zénite e Nadir 46
Capítulo 3 – Parâmetros da Consciência 47
1 – Níveis de consciência 47 1,1 – Campo da consciência 48 1,2 – O eu pessoal 49 1,3 – O Eu transpessoal 50 2 – Expansão da consciência 52 2,1 – O Eu como vivência 53 2,2 – Itinerário da descoberta 53 2,3 – Um novo despertar 54
Capítulo 4 – Abertura ao inconsciente 55
1 – Níveis e conteúdos 56 1,1 – Inconsciente inferior 56 1,2 – Inconsciente médio 57 1,3 – Inconsciente superior 57 1,4 – Inconsciente colectivo 58 2 – Peregrinação interior 59 2,1 Acolhimento e discernimento 60 2,2 – Actividade onírica 60 2,3 – A chave do símbolo 62 Capítulo 5 – Funções psicológicas 65
1 – Modelo septenário 65 1,1 – Sensação 66 1,2 – Emoção/sentimento 67 1,3 – Impulso 69 1,4 – Imaginação 70 1,5 – Pensamento 71 1,6 – Intuição 73 2 – Sob o signo da estrela 74 2,1 – Sentido da sexualidade 74 2,2 – Alcance da complementaridade 75
Capítulo 6 – Génese e papel da vontade 77
1 – Aspecto existencial 80 2 – Características 81 2,1 – Vontade forte 81 2,2 – Vontade sábia 81 2,3 – Vontade benevolente 82 3 – Natureza e utilização 82 3,1 – Estádios 83 3,2 – Fases 83 3,3 – Leis de reciprocidade 84 4 – Educação da vontade 86 4,1 – Liberdade e libertação 86 4,2 – Amor e vontade 87
II – PSICOSSÍNTESE INDIVIDUAL
Preâmbulo 2 93
Capítulo 7 – Conhecimento de nós mesmos 95
1 – Antropologia subjacente 95 1,1 – Sistema dicotómico: Corpo e alma 96 1,2 – Sistema tricotómico: Corpo, alma e espírito 97 2 – A injunção e as suas implicações 98 2,1 – Sistema de conhecimento 98 2,2 – Dinâmica da mudança 99 3 – Pedras de tropeço 99 3,1 – Egocentrismo 99 3,2 – Egoísmo 100 3,3 – Egotismo 100 3,4 – Extroversão 101 3,5 – Dogmatismo 101 3,6 – Individualismo 101 3,7 – Gregarismo 102 4 – O vitral das subpersonalidades 102 5 – Apelo à integração 103 6 – Pela desidentificação à auto-identificação 104 6,1 – Eixos de identificação 106 6,2 – Revelação e mistério 107 6,3 – Caminho a percorrer 108 6,4 – Parâmetros de identificação 108
Capítulo 8 – Ao leme da própria vida 111
1 – Do ascetismo ao misticismo 111 1,1 – Sob o jugo da ascese 112 1,2 – Na rota do misticismo 113 1,3 – Ao alcance da síntese 113 2 – O potencial psico-energético 114 2,1 – Obstáculos e fontes de degradação 115 2,2 – Modalidades de expressão 115 3 – Saber-fazer 116 3,1 – Processo de criatividade 117 3,2 – Instrumentação e treino 117 3,3 – Trabalho e desporto 118 3,4 – Condimento do humor 118
Capítulo 9 – Actualização do potencial latente 121
1 – Ontogénese – A psicologia evolutiva 121 1,1 – Evolução versus involução 122 1,2 – Processo de crescimento 123 2 – Apelo à mudança 124 2,1 – Intervenção consciente 125 2,2 – Variantes paradigmáticas 125 3 – Saber-fazer 126 3,1 – Ser e ter 126 3,2 – Ser e devir 127 3,3 – Modelo ideal 128 3,4 – Irradiação do ser 131 Capítulo 10 – Processo de auto-realização 133
1 – Provas e oportunidades 133 1,1 – Sentido da vida 133 1,2 – Sob o signo da precariedade? 134 1,3 – Achega psicológica 135 1,4 – Paradoxo do sofrimento 135 1,5 – Seriedade da alegria 137 2 – Vias de realização 139 2,1 – Via iluminativa 140 2,2 – Via heróica 141 2,3 – Via humanitária 141 2,4 – Via artística 142 2,5 – Via científica 143 2,6 – Via devocional 143 2,7 – Via ritual 144 3 – No eixo da existência 145 3,1 – Aqui e agora 146 3,2 – Meditação: Epifania do espírito 147 3,3 – Sinfonia da vida 149
III – PSICOSSÍNTESE SOCIAL
Preâmbulo 3 153
Capítulo 11 – Psicossíntese diferencial 155
1 – Tipologias individuais 155 1,1 – Da biotipologia à psicologia diferencial 156 1,2 – Sistema septenário 157 1,2,1 – Tipo amor 158 1,2,2 – Tipo vontade 158 1,2,3 – Tipo activo-prático 159 1,2,4 – Tipo criativo-artístico 160 1,2,5 – Tipo científico 161 1,2,6 – Tipo devocional 162 1,2,7 – Tipo organizador 163 1,3 – De idade em idade 164 1,4 – De um género ao outro 165 1,5 – Estados de consciência 167 2 – Tipologias colectivas 168 2,1 – De uma sociedade a outra 169 2,2 – De um lugar ao outro 170 2,3 – Do Oriente e do Ocidente 171
Capítulo 12 – Sistema educativo 173
1– Educação permanente 173 1,1 – Da pedagogia à andragogia 174 1,2 – A criança e o adulto 175 1,3– Psicossíntese assistida 176 1,4 – Auto-psicossíntese 177 2 – Da educologia à inclusão 178 2,1 – Qualidades a cultivar 179 2,2 – Obstáculos a transformar 180 2,3 – Princípios a honrar 180
Capítulo 13 – Abordagem terapêutica 183
1 – Especificidade psicossintética 183 1,1 – Noção e características 184 1,2 – Saúde e doença 185 2 – Teor de intervenção 186 2,1 – Enfermagem da alma 187 2,2 – Procedimento e prevenção 188 2,3 – Métodos e atitudes 189 3 – Do círculo vicioso ao círculo virtuoso 190 3,1 – Crises existenciais 191 3,2 – Provação e oportunidade 192 3,3 – Busca da cura 193
Capítulo 14 – Dinâmica comunitária 195
1 – Contexto familiar 196 1,1 – A família nuclear 196 1,2 – O sentido comunitário 197 1,3 – Sistema democrático 198 2 – Psicossíntese das nações 199 2,1 – Géneses de conflitos 200 2.2 – Forças de integração 201 2,3 – Fautoria da paz 202 3 – Estatutos de cidadania 203 3,1 – Sob o signo da mudança 204
IV – PSICOSSÍNTESE UNIVERSAL
Preâmbulo 4 209
Capítulo 15 – O universo dos sentidos 211
1 – Vista: Um novo olhar 211 2 – Audição: A voz do silêncio 213 3 – Olfacto: A essência do ser 215 4 – Gosto: O elixir da vida 217 5 – Tacto: Tocar e ser tocado 218 6 – Kinestesia: Postura e movimento 220 7 – Sentido da vida: Roteiro do ser 221
Capítulo 16 – Sentido do universo 225
1 – Individualidade e universalidade 226 1,1 – Matéria e espírito 227 1,2 – Sintropia versus entropia 228 1,3 – Da psicoenergia à psicodinâmica 229 2 – A árvore da vida 230 2,1– Área da base 232 2,2 – Área sacral 232 2,3 – Área do plexo solar 232 2,4 – Área do coração 233 2,5 – Área da garganta 233 2,6 – Área da fronte 234 2,7 – Área da coroa 234 3– Psicossíntese cósmica 235 3,1 – Conscientização ecológica 235 3,2 – Ecossofia do cosmos 236
Capítulo 17 – Sob o signo do espírito 241
1– Psicologia espiritual 242 1,1 – Sendas espirituais 243 1,2 – Rumo às alturas 246 1,3 – Espaço interior 247 2 – Experiências Transpessoais 248 2,1 – O poema da psicossíntese 248 2,2 – Via mística 249 2,3 – O acorde perfeito 250 Capítulo 18 – No Limiar do mistério 253
1 – Fulcro da convergência 254 1,1 – Esoterismo e exoterismo 255 1,2 – Imanência e transcendência 256 1,3 – Humanidade e divindade 258 1,4 – Do Eu humano ao EU divino 259 2 – Portal interdisciplinar 260 2,1 – Metafísica 260 2,2 – Espiritualidade 262 2,3 – Religiosidade 263 2,4 – Psicodinâmica da fé 266
Apêndice 1 – Núcleo espiritual 271
Apêndice 2 – Exercitação: Métodos e técnicas 281
Apêndice 3 – Um modelo exemplar: Roberto Assagioli – O Homem e a Obra 289
Abreviaturas utilizadas 313
Extrato bibliográfico 315
Anotações pontuais 317
Índice Ideológico 341
Epílogo 347
O AUTOR:
O nome de pluma João d'Alcor diz respeito a João António Alpalhão d'Alcaravela, enquanto cidadão canadiano, identificação esta reconhecida em Portugal, pátria onde nasceu, após que readquiriu. conjuntamente, a cidadania portuguesa. Graduou na Universidade de Montreal, Canadá, onde colaborou no ensino. Áreas de especialização: Ciências de Educação (Mestrado em Andragogia) e Teologia (PhD – Tese sobre a aplicação da psicossíntese). Pós graduação na Episcopal Divinity School e Universidade de Harvard, USA (em Teologia da Libertação, com Harvey Cox). Co-autor do livro Da Emigração à Aculturação, editado pela Casa da Moeda em Portugal, previamente publicado pela Universidade de Ottawa, Canadá (versões em Francês e em Inglês), em parceria com o Professor catedrático Victor P. da Rosa. Educólogo de profissão, o autor foi o introdutor da psicossíntese em Portugal e primeiro presidente da Associação Centro Português de Psicossíntese. Na qualidade de presbítero franciscano e membro da Comunhão Anglicana, exerce o seu ministério, em regime ecuménico, no Canadá, Estados Unidos da América e Portugal.
Detalhes:
Ano: 2014
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 350
Formato: 24x17
ISBN: 978-989-689-436-8
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