Psicossíntese

Uma Psicologia Integral




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Autoria: João d'Alcor
Colaboração com a entidade: Centro Português de Psicossintese

Sinopse:

A primeira década de 1900 pode ser considerada o ponto de partida da génese histórica da psicossíntese como abordagem psicológica integral e original. Mais precisamente, será de assinalar o ano de 1905, em que Assagioli redigiu a fábula designada o Rei interior, (…), a qual veio a ser publicada em 1907. Nela se ilustra a vivência e a obra de que é pioneiro. Faz sentido a observação de Sebastiano Tilli, vendo, neste escrito, “um género de antecipação da própria psicossíntese de Roberto Assagioli.” Metaforicamente traduz-se, (…), a tendência vital que em todos nós se manifesta e processa, em variados níveis evolutivos de identificação, de integração e de síntese. Cooperar, conscientemente, com esta propensão inata implica um enquadramento ao mesmo tempo prático e conceptual. A vivência alia a prática e a reflexão, a serem conjugadas no sentido perene da sua complementaridade. Do processo psicossintético que é inerente à própria vida todos somos usufruidores. Entrementes, a consciência desse processamento é porta aberta para uma colaboração que pode ter um alcance surpreendente, em termos individuais e colectivos.

Índice:

Prefácio 13

Pórtico 15
– Apólogo paradigmático 15
– Apelação 18
– Resposta 19
– Testemunho pessoal 19
– Reconhecimento 20
– Fio condutor 20
– Dedicatória 21

Introdução 23
– Domínios de aplicação 23
– Esclarecimento 23
– Princípios prevalentes 24
– Metodologia 24
– Objectivos 25
– Exposição sequencial 26



I – PSICOSSÍNTESE FUNDAMENTAL


Preâmbulo 1 29

Capítulo 1– Fundamento científico: Contexto epistemológico 31

O termo psicossíntese 31
Síntese do espírito 31
Noções 32
Características 34
Sistema biopsíquico 35
Obra de pioneiro 37
Empreendimento científico 37
Interdisciplinaridade 38

Capítulo 2 – Análise e síntese 39

Processo analítico 39
A vida como síntese 39
Psicanálise e psicossíntese 40
Sob o signo da dualidade 40
Agente unificador 41
Síntese das polaridades 42
Caminhada existencial 43
Em busca da unidade 43
Coincidência dos opostos 44
Bem e mal: O grande desafio 44
Entre Zénite e Nadir 46

Capítulo 3 – Parâmetros da Consciência 47

1 – Níveis de consciência 47
1,1 – Campo da consciência 48
1,2 – O eu pessoal 49
1,3 – O Eu transpessoal 50
2 – Expansão da consciência 52
2,1 – O Eu como vivência 53
2,2 – Itinerário da descoberta 53
2,3 – Um novo despertar 54

Capítulo 4 – Abertura ao inconsciente 55

1 – Níveis e conteúdos 56
1,1 – Inconsciente inferior 56
1,2 – Inconsciente médio 57
1,3 – Inconsciente superior 57
1,4 – Inconsciente colectivo 58
2 – Peregrinação interior 59
2,1 Acolhimento e discernimento 60
2,2 – Actividade onírica 60
2,3 – A chave do símbolo 62

Capítulo 5 – Funções psicológicas 65

1 – Modelo septenário 65
1,1 – Sensação 66
1,2 – Emoção/sentimento 67
1,3 – Impulso 69
1,4 – Imaginação 70
1,5 – Pensamento 71
1,6 – Intuição 73
2 – Sob o signo da estrela 74
2,1 – Sentido da sexualidade 74
2,2 – Alcance da complementaridade 75

Capítulo 6 – Génese e papel da vontade 77

1 – Aspecto existencial 80
2 – Características 81
2,1 – Vontade forte 81
2,2 – Vontade sábia 81
2,3 – Vontade benevolente 82
3 – Natureza e utilização 82
3,1 – Estádios 83
3,2 – Fases 83
3,3 – Leis de reciprocidade 84
4 – Educação da vontade 86
4,1 – Liberdade e libertação 86
4,2 – Amor e vontade 87



II – PSICOSSÍNTESE INDIVIDUAL


Preâmbulo 2 93

Capítulo 7 – Conhecimento de nós mesmos 95

1 – Antropologia subjacente 95
1,1 – Sistema dicotómico: Corpo e alma 96
1,2 – Sistema tricotómico: Corpo, alma e espírito 97
2 – A injunção e as suas implicações 98
2,1 – Sistema de conhecimento 98
2,2 – Dinâmica da mudança 99
3 – Pedras de tropeço 99
3,1 – Egocentrismo 99
3,2 – Egoísmo 100
3,3 – Egotismo 100
3,4 – Extroversão 101
3,5 – Dogmatismo 101
3,6 – Individualismo 101
3,7 – Gregarismo 102
4 – O vitral das subpersonalidades 102
5 – Apelo à integração 103
6 – Pela desidentificação à auto-identificação 104
6,1 – Eixos de identificação 106
6,2 – Revelação e mistério 107
6,3 – Caminho a percorrer 108
6,4 – Parâmetros de identificação 108

Capítulo 8 – Ao leme da própria vida 111

1 – Do ascetismo ao misticismo 111
1,1 – Sob o jugo da ascese 112
1,2 – Na rota do misticismo 113
1,3 – Ao alcance da síntese 113
2 – O potencial psico-energético 114
2,1 – Obstáculos e fontes de degradação 115
2,2 – Modalidades de expressão 115
3 – Saber-fazer 116
3,1 – Processo de criatividade 117
3,2 – Instrumentação e treino 117
3,3 – Trabalho e desporto 118
3,4 – Condimento do humor 118

Capítulo 9 – Actualização do potencial latente 121

1 – Ontogénese – A psicologia evolutiva 121
1,1 – Evolução versus involução 122
1,2 – Processo de crescimento 123
2 – Apelo à mudança 124
2,1 – Intervenção consciente 125
2,2 – Variantes paradigmáticas 125
3 – Saber-fazer 126
3,1 – Ser e ter 126
3,2 – Ser e devir 127
3,3 – Modelo ideal 128
3,4 – Irradiação do ser 131

Capítulo 10 – Processo de auto-realização 133

1 – Provas e oportunidades 133
1,1 – Sentido da vida 133
1,2 – Sob o signo da precariedade? 134
1,3 – Achega psicológica 135
1,4 – Paradoxo do sofrimento 135
1,5 – Seriedade da alegria 137
2 – Vias de realização 139
2,1 – Via iluminativa 140
2,2 – Via heróica 141
2,3 – Via humanitária 141
2,4 – Via artística 142
2,5 – Via científica 143
2,6 – Via devocional 143
2,7 – Via ritual 144
3 – No eixo da existência 145
3,1 – Aqui e agora 146
3,2 – Meditação: Epifania do espírito 147
3,3 – Sinfonia da vida 149



III – PSICOSSÍNTESE SOCIAL


Preâmbulo 3 153

Capítulo 11 – Psicossíntese diferencial 155

1 – Tipologias individuais 155
1,1 – Da biotipologia à psicologia diferencial 156
1,2 – Sistema septenário 157
1,2,1 – Tipo amor 158
1,2,2 – Tipo vontade 158
1,2,3 – Tipo activo-prático 159
1,2,4 – Tipo criativo-artístico 160
1,2,5 – Tipo científico 161
1,2,6 – Tipo devocional 162
1,2,7 – Tipo organizador 163
1,3 – De idade em idade 164
1,4 – De um género ao outro 165
1,5 – Estados de consciência 167

2 – Tipologias colectivas 168
2,1 – De uma sociedade a outra 169
2,2 – De um lugar ao outro 170
2,3 – Do Oriente e do Ocidente 171

Capítulo 12 – Sistema educativo 173

1– Educação permanente 173
1,1 – Da pedagogia à andragogia 174
1,2 – A criança e o adulto 175
1,3– Psicossíntese assistida 176
1,4 – Auto-psicossíntese 177
2 – Da educologia à inclusão 178
2,1 – Qualidades a cultivar 179
2,2 – Obstáculos a transformar 180
2,3 – Princípios a honrar 180

Capítulo 13 – Abordagem terapêutica 183

1 – Especificidade psicossintética 183
1,1 – Noção e características 184
1,2 – Saúde e doença 185
2 – Teor de intervenção 186
2,1 – Enfermagem da alma 187
2,2 – Procedimento e prevenção 188
2,3 – Métodos e atitudes 189
3 – Do círculo vicioso ao círculo virtuoso 190
3,1 – Crises existenciais 191
3,2 – Provação e oportunidade 192
3,3 – Busca da cura 193

Capítulo 14 – Dinâmica comunitária 195

1 – Contexto familiar 196
1,1 – A família nuclear 196
1,2 – O sentido comunitário 197
1,3 – Sistema democrático 198
2 – Psicossíntese das nações 199
2,1 – Géneses de conflitos 200
2.2 – Forças de integração 201
2,3 – Fautoria da paz 202
3 – Estatutos de cidadania 203
3,1 – Sob o signo da mudança 204


IV – PSICOSSÍNTESE UNIVERSAL


Preâmbulo 4 209

Capítulo 15 – O universo dos sentidos 211

1 – Vista: Um novo olhar 211
2 – Audição: A voz do silêncio 213
3 – Olfacto: A essência do ser 215
4 – Gosto: O elixir da vida 217
5 – Tacto: Tocar e ser tocado 218
6 – Kinestesia: Postura e movimento 220
7 – Sentido da vida: Roteiro do ser 221

Capítulo 16 – Sentido do universo 225

1 – Individualidade e universalidade 226
1,1 – Matéria e espírito 227
1,2 – Sintropia versus entropia 228
1,3 – Da psicoenergia à psicodinâmica 229
2 – A árvore da vida 230
2,1– Área da base 232
2,2 – Área sacral 232
2,3 – Área do plexo solar 232
2,4 – Área do coração 233
2,5 – Área da garganta 233
2,6 – Área da fronte 234
2,7 – Área da coroa 234
3– Psicossíntese cósmica 235
3,1 – Conscientização ecológica 235
3,2 – Ecossofia do cosmos 236

Capítulo 17 – Sob o signo do espírito 241

1– Psicologia espiritual 242
1,1 – Sendas espirituais 243
1,2 – Rumo às alturas 246
1,3 – Espaço interior 247
2 – Experiências Transpessoais 248
2,1 – O poema da psicossíntese 248
2,2 – Via mística 249
2,3 – O acorde perfeito 250

Capítulo 18 – No Limiar do mistério 253

1 – Fulcro da convergência 254
1,1 – Esoterismo e exoterismo 255
1,2 – Imanência e transcendência 256
1,3 – Humanidade e divindade 258
1,4 – Do Eu humano ao EU divino 259
2 – Portal interdisciplinar 260
2,1 – Metafísica 260
2,2 – Espiritualidade 262
2,3 – Religiosidade 263
2,4 – Psicodinâmica da fé 266

Apêndice 1 – Núcleo espiritual 271

Apêndice 2 – Exercitação: Métodos e técnicas 281

Apêndice 3 – Um modelo exemplar: Roberto Assagioli – O Homem e a Obra 289


Abreviaturas utilizadas 313

Extrato bibliográfico 315

Anotações pontuais 317

Índice Ideológico 341

Epílogo 347



O AUTOR:

O nome de pluma João d'Alcor diz respeito a João António Alpalhão d'Alcaravela, enquanto cidadão canadiano, identificação esta reconhecida em Portugal, pátria onde nasceu, após que readquiriu. conjuntamente, a cidadania portuguesa. Graduou na Universidade de Montreal, Canadá, onde colaborou no ensino. Áreas de especialização: Ciências de Educação (Mestrado em Andragogia) e Teologia (PhD – Tese sobre a aplicação da psicossíntese). Pós graduação na Episcopal Divinity School e Universidade de Harvard, USA (em Teologia da Libertação, com Harvey Cox). Co-autor do livro Da Emigração à Aculturação, editado pela Casa da Moeda em Portugal, previamente publicado pela Universidade de Ottawa, Canadá (versões em Francês e em Inglês), em parceria com o Professor catedrático Victor P. da Rosa. Educólogo de profissão, o autor foi o introdutor da psicossíntese em Portugal e primeiro presidente da Associação Centro Português de Psicossíntese. Na qualidade de presbítero franciscano e membro da Comunhão Anglicana, exerce o seu ministério, em regime ecuménico, no Canadá, Estados Unidos da América e Portugal.

Detalhes:

Ano: 2014
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 350
Formato: 24x17
ISBN: 978-989-689-436-8
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