Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
Este livro, que representa um trabalho científico e sistemático de muitos anos, permite compreender melhor a linguagem e o jornalismo. Numa investigação rigorosa, acrescenta a ampla literatura sobre a metáfora. Dá um contributo inestimável à análise textual, tão pouco praticada entre nós, desprezada na sua substituição pelo uso sistemático e quase monopolista de outra metodologia igualmente indispensável, a análise de conteúdo, a qual é, porém, insuficiente para se compreender os significados da comunicação. É um livro, também, que desenvolve a linguística numa área pouco praticada entre nós, em especial quando aplicada à comunicação mediática e jornalística. O Sr. Jourdain, de Molière, como se sabe, descobriu que dizia prosa há mais de quarenta anos sem se aperceber disso. Com este livro, os jornalistas poderão aperceber‐se que usam metáforas para obter efeitos estéticos, emocionais, para obter a atenção do receptor e para juntar significados e opinião ao seu tratamento do futebol, jogando futebol com as palavras, rematando com êxito à baliza do mundo do conhecimento e da estruturação mental da realidade.
Eduardo Cintra Torres
Índice:
Agradecimentos 7
Prefácio 9
0. Introdução 13
1. Mapeamentos e Metáforas no Mundo do Futebol 15 1.1. Mapeamentos da experiência na construção do significado 15 1.2. A Metáfora e o futebol 40 1.3. Imagens mescladas nos jornais desportivos – abordagem semiótica 46 1.3.1. Almeida (2003, 2004, 2005, 2006a, 2006b, 2009/13, 2010, 2011), Imagens mescladas nos jornais desportivos internacionais – abordagem qualitativa 47 1.3.2. Almeida, Órfão, Teixeira (2010), “Mündlichkeit in der Sport-presse” 59 1.3.3. Almeida/Sousa (2010), Imagens mescladas nos jornais despor-tivos portugueses e alemães – abordagem qualitativa 61 1.3.4. Sousa (2012), Mesclando Mundos no Mundo do Futebol: Abordagem Semiótico Cognitiva dos Media Alemães 64
2. Imagens Metafóricas no Jornal A Bola 69 2.1. dos Exemplos do Corpus 71 2.1.1. Domínio da GUERRA 72 2.1.2. Domínio da NATUREZA 74 2.1.3. Domínio da TECNOLOGIA 78 2.1.4. Domínio da GASTRONOMIA 81 2.1.5. Domínio do SOBRENATURAL 84 2.1.6. Domínio da ECONOMIA 87 2.2. Observações conclusivas 90
3. Mesclas e contrafactuais 91
4. Observações finais 111
Bibliografia 113
Detalhes:
Ano: 2013
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 126
Formato: 16x23
ISBN: 978‐989‐689‐ 352‐1
|