Jogo de Janelas




Recomendar livro a um amigo
Autoria: Francisco Ceia

Sinopse:

… E o búzio que repousa de tanta viagem, pára… sereno e prazenteiro, Ancestral voz… guardadora de sinfónicas cadências, do mar inteiro, A contemplar, dos relevos de paz da sua cordilheira de velhos anéis, As figuras que flutuam no quadro aceso… lembrando frágeis batéis, Pedaços de vidas emergindo a desafiar-me, e que, densas aguarelas, Se vão desdobrando como num espelho em colorido jogo de janelas… [Francisco Ceia] ***************************************************** Francisco Ceia, autor e intérprete de muitas e belas canções que tem dado a conhecer às gentes das mais variadas latitudes, inicia, com esta obra, uma nova faceta artística através da palavra escrita e feita em livro. É algo de novo face ao seu percurso de músico e também de actor, mas é, de certo modo, um reencontro com temas subjacentes ao seu espírito irrequieto e irreverente de crítico social e político e observador atento e interventivo face à realidade dos nossos tempos. O autor, qual peregrino da vida e do mundo, constrói uma narrativa feita de muitas histórias e entrelaça e entretece a literatura com a poesia, num vocabulário rico pleno de ironia, de burlesco e de humor de fino recorte, relatando histórias de verdade, adocicadas de ficção literária, numa originalidade deveras surpreendente. [Fernando Mão de Ferro]

Índice:

O AUTOR:

Francisco Ceia é natural de Portalegre.
Em 1976 frequenta o curso de teatro e inicia a sua carreira artística como actor profissional no CENDREV – Évora. Permanece nesta Companhia até final de 1979, e em Janeiro de 1980, funda em Portalegre uma Companhia de Teatro profissional, Teatro do Semeador, onde encena e representa várias peças. Nesse mesmo ano e como corolário da actividade de autor compositor e intérprete que vinha desenvolvendo em paralelo com o teatro, vê editado o primeiro disco, "Foi no monte é no monte" e dá voz à banda sonora original da série de T.V. "As Aventuras de Tom Sawyer" (R.T.P.), editando assim um novo trabalho discográfico.
Participação em vários programas de televisão, espectáculos ao vivo pelo país e estrangeiro (França, Holanda, Espanha, Rússia, Uzbequistão, Canadá e Bélgica
É editado então o disco "Cava dor".
Entretanto vai fazendo música para algumas peças de teatro e participa como actor em peças para a R.T.P..
Em 1983 um novo disco "Alcatruz".
Em 1985 novo disco "Voo andando", e
Em 1988 é editado o disco "Entre a cal e o sol".
Em 1990 o disco "Bicicleta cor-de-rosa" deixa antever uma certa vontade de voltar às raízes, ao Alentejo. Antes porém, a convite da RTP, é o pivot de uma série de 12 episódios "A casa do Mocho Sábio" , onde conjuga o trabalho de actor, músico e autor das canções e genérico do programa.
De Dezembro de 1995 a Abril de 96, a convite da Companhia de teatro do Porto "Seiva Trupe", integra o seu elenco, no musical, "Ópera do Malandro" de Chico Buarque. É editado, em Agosto de 1996, o CD denominado "Lendas e Romances", com textos da tradição oral, recolhidos no Alentejo, com música original de Francisco Ceia.
Em Maio de 1997 participa em Cáceres no Festival Internacional da World Music, "WOMAD".
Participa no 36º Festival R.T.P. da Canção, em 1999.
Em Outubro de 1999, um novo trabalho discográfico de originais com o título "Fado Singelo".
O CD "CADERNO de AFECTOS" é editado em Maio de 2000, com poemas de José Régio e música original de Francisco Ceia.
Em 2002, "Sandálias de Vento" - novo disco, desta vez com a poesia de Fernando Namora.
Em 2003 é editado o álbum "Nas Tardes", sendo o poeta escolhido para ser musicado e interpretado António Sardinha.
Em Maio de 2004, sai "Asa de Luz", com poesias de Maria Rosa Colaço.
Em 2005 é editado o álbum "Virado para a Serra", com textos de Vergílio Ferreira

Detalhes:

Ano: 2012
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 412
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-220-3
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
16/05/2024
SEIVA – POEMAS REUNIDOS (1978-2023), da autoria de Manuel Pedro Ferreira
LANÇAMENTO: Dia 16 de maio (5.ª feira), às 21h30, no O'culto da Ajuda, em Lisboa. Apresentação: João Quaresma Dionísio (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

04/05/2024
CIDADANIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA GLOBAL – MARTHA NUSSBAUM E ADELA CORTINA, da autoria de Maria do Céu Pires
LANÇAMENTO: Dia 4 de maio (sábado), às 16h00, no Centro de Ciência Viva, em Estremoz. Apresentação: Elísio Gala

28/04/2024
LORIGA – CONTRIBUTO PARA UM PLANO DE INTERVENÇÃO TURÍSTICA, da autoria de Horácio M. M. de Brito
LANAMENTO: 28 de abril (dom.), às 15H00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Loriga. Apresentação: Dr Rogério Figueiredo (Prof. do Ens. Secundário) e Prof.ª Doutora Manuela Mendonça (Presidente da Academia Portuguesa da História)

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]