Recomendar livro a um amigo
|
Sinopse:
SINOPSE:
O leitor interessado encontrará neste livro informação factual, perspectivas de interpretação e vasta matéria de reflexão, devidamente enquadradas do ponto de vista das respectivas ramificações estéticas, sociais, políticas e culturais, acompanhadas, sempre que relevante, de documentação iconográfica e de indicações bibliográficas actualizadas. Ao longo dos textos aqui reunidos, certamente muito diferenciados dos pontos de vista metodológico, conceptual e hermenêutico, é a própria questão da viabilidade e da produtividade dos processos de transposição/refracção entre diferentes media (mais, porventura, do que a miragem simplificadora de uma eventual «tradução» recíproca) que emerge como temática axial do volume, o qual constitui ao mesmo tempo um convite ao aprofundamento sistemático de um campo de estudos em plena expansão, mas ainda ocasionalmente dificultado pela persistência de artificiais barreiras disciplinares.
A abordagem dos temas em questão distribui se por diferentes capítulos, evocando cada um deles, de forma detalhada e problematizante, aspectos e momentos privilegiados das relações intermediais entre as artes do século xx.
Índice:
Apresentação
Vítor Pavão dos Santos O Desenho Teatral nos Ballets Russes — Raízes Russas e Modernismo.
Jean François Chougnet BALLETT? BALLETT! Danças na Bauhaus
José Sasportes Expressionismos: Sintonias entre as Artes Visuais e a Dança
Maria João Castro A Dança na Pintura Portuguesa do Século xx
Filomena Serra Almada Negreiros e a Dança
Manuel Pedro Ferreira Ecos do Jazz Band: Ilustrações Portuguesas (1922-1930)
Emília Ferreira As Avestruzes Bailarinas de Paula Rego ou a Queda de Ícaro
Paula Gomes Ribeiro Exotismo e Morte: a Dança de Salomé como Paradigma da Representação do Poder Feminino no Início do Séc. XX
Paulo Ferreira de Castro A Música Visível: os Ballets Russes e o Mito da Obra de Arte Total
Ana Paula Almeida Fluxus e a Música do -it -yourself. Judson Dance Theater e o Movimento do Quotidiano
Autores
COORDENADORES:
Margarida Acciaiuoli Professora catedrática da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É coordenadora e docente da área de História da Arte Contemporânea no curso de Doutoramento em História da Arte e directora da colecção Teses, IHA/Colibri, que mereceram o prémio «José Figueiredo» da Academia de Belas Artes em 2008.
Paulo Ferreira de Castro Formado em Musicologia pela Universidade de Estrasburgo, obteve o seu Doutoramento pela Universidade de Londres. Autor de numerosas publicações e co -autor de uma História da Música Portuguesa, foi colaborador do semanário Expresso, e tem participado em múltiplas iniciativas de divulgação musical, colóquios e conferências nacionais e internacionais.
Detalhes:
Ano: 2012
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 174
Formato: 16x23
ISBN: 978-989-689-215-9
|