Dança Teatral

Ideias, Experiências, Ações




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Sinopse:

SINOPSE: Em Dança Teatral: Ideias, Experiências, Ações, a dança é entendida como uma prática através da qual os artistas refletem sobre o mundo. A autora começa por discutir a noção de dança e examinar os materiais que a constituem. Concentra-se, em seguida, no trabalho de Merce Cunningham, Bill T. Jones e Francisco Camacho. As obras são interpretadas tendo em consideração as visões dos criadores sobre a sua própria prática e as especificidades contextuais que informam o seu trabalho e as suas experiências. São analisadas obras de outros autores, tais como Yvonne Rainer, Pina Bausch, Mathilde Monnier, Jérôme Bel e Vera Mantero, exemplificativas da diversidade de conceitos artísticos e expressões performativas. “[Este livro] estabilizará para os próximos tempos um conjunto de valores e de prerrogativas das quais eu gostaria de destacar três. A primeira é a estabilização de um conjunto de conceitos operatórios para o universo dos falantes da língua portuguesa, realizada a partir do cruzamento da antropologia com a terminologia e com a coreografia. […] Um segundo aspecto que destaco é o esclarecimento sem reservas da distinção entre a dança teatral e a dança social […]. O terceiro aspecto, que decorre do privilégio da autora conseguir reunir duas dimensões da prática de dança – foi professora de técnica de dança clássica, bailarina e crítica e é, há muito, antropóloga –, tem a ver com a demonstração da necessidade de recusar apenas a dimensão impressionista na recepção de um qualquer espectáculo de dança teatral, porque esta é, enquanto prática cultural, complexa, com códigos com práticas de incorporação, muito mais do que um acto de um corpo ou corpos espontâneos ou agindo naturalmente.” António Pinto Ribeiro, Etnográfica (Vol. 12-1, 2008)

Índice:

ÍNDICE


Agradecimentos

Introdução

1. A dança: conceitos e propósitos
As práticas e as ideias dos agentes artísticos
Exemplo 1. Vera Mantero
Exemplo 2. Jérôme Bel
Exemplo 3. Judson Dance Theater
Propósitos e contextos de ocorrência da dança
Dança teatral
O lugar ao espectador
Dança social
O entretenimento no espetáculo
Dança ritual
Deslocações e transformações

2. A dança teatral: técnicas, estilos e elementos
O corpo é agente, instrumento e objeto
Saber estar e saber fazer
Intensificar a presença
Dispor formas de pensar
“O corpo de ideias”
O sentido cinestésico
Estilos de movimento
O gesto e as outras ações do corpo
Espaço, tempo, peso e fluência
O movimento no espaço
Outros elementos do espetáculo

3. “Não há pontos fixos no espaço”: Merce Cunningham
Posições e hierarquias
Mudanças imprevisíveis
Indeterminação e acaso
Coexistências
O “político” na criação coreográfica
Liberdade percetiva

4. “O mundo tal como gostaríamos de o ver”: Bill T. Jones
Eu danço contigo e tu danças comigo
Diversidade estilística
Uma “voz afro americana”
A experiência emocional
Reorganizar o mundo
Uma resposta a si próprio
Esperança, confiança e entreajuda

5. A representação do “ser português”: Francisco Camacho
A Nova Dança Portuguesa
Instituições e programações
Novos corpos
Infraestruturas da dança contemporânea
A contração e a expansão
Um equilíbrio precário
O lugar ao intérprete

Conclusão

Anexo – Espetáculos Analisados

Bibliografia

Filmografia




A AUTORA:
Maria José Fazenda é Professora Adjunta na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa e Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É Doutorada em Antropologia pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e Investigadora do CRIA-Centro em Rede de Investigação em Antropologia.

Detalhes:

Ano: 2012
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 230
Formato: 16x23
ISBN: 978-989-689-210-4
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