Eu, Amato Lusitano

no V Centenário do seu Nascimento




Recomendar livro a um amigo

Sinopse:

Amato Lusitano pertence à galeria dos médicos portugueses de origem judaica que, compelidos a abandonar o País por via da intolerância e das perseguições étnico-religiosas de então, fizeram no estrangeiro brilhar bem alto o nível da medicina lusa, tratando reis, Papas e a nobreza europeia. Tendo nascido em Castelo Branco, em 1511, estudou Artes e Medicina em Salamanca, uma das mais prestigiadas universidades da época. Regressado a Portugal, sob a iminência da instalação da Inquisição joanina fugiu para Antuérpia, à semelhança de muitos outros judeus portuguêses. Depois, sempre por razões da sua origem e fé matriciais, tornou-se um ‘judeu errante’. Refugiou-se em Ferrara, Ancona, Pesaro e Ragusa, mas terminaria os seus dias em Salónica, então sob domínio do Império Otomano, onde os judeus eram bem acolhidos e podiam praticar livremente a sua religião. Foi um brilhante e empenhado médico humanista – “um dos maiores clínicos portugueses de sempre”, no dizer do historiador Joaquim Veríssimo Serrão. Deixou obra escrita de grande envergadura e saber: “Com as suas Sete Centúrias de Curas Medicinais estabeleceu o nível mais alto de medicina clínica experimental e filosófica do século XVI” (Boris Catz).

Índice:

NÓTULA INTRODUTÓRIA

TÁBUA CRONOLÓGICA


PARTE I. AMATO LUSITANO: UMA AUTOBIOGRAFIA POSSÍVEL
– Meditação de Amato Lusitano no leito de morte
– Castelo Branco
– Salamanca
– Portugal
– Flandres
– Ferrara
– Ancona
– Pesaro
– Ragusa
– Salónica
– A morte de Amato Lusitano


PARTE II. O “MISTÉRIO” DO DESAPARECIMENTO DO TÚMULO DE AMATO LUSITANO


PARTE III. NOTAS COMPLEMENTARES SOBRE A VIDA E OBRA DE AMATO LUSITANO


ANEXOS
Anexo I: Juramento de Amato Lusitano
Anexo II: Decreto de expulsão dos judeus de Portugal
Anexo III: Um auto de fé em Lisboa


BIBLIOGRAFIA CITADA


O AUTOR:
João Augusto David de Morais nasceu em Angola, mas reside e exerce as suas actividades profissionais em Évora, desde 1976.
Em Portugal, licenciou-se, doutorou-se e fez a agregação em Medicina, especializando-se, sucessivamente, em Medicina Interna, Infecciologia e Medicina Tropical. Na Bélgica, obteve o master's degree em Saúde Pública, no Institut Prince Leopold, de Antuérpia. Em Itália, estagiou com a prestigiada geneticista Prof.ª Lia Paggi, na Universidade La Sapienza, de Roma. No âmbito dos inquéritos internacionais da FAO chefiou, em Luanda, durante quatro anos, o Gabinete de Estudos e Publicações da Missão de Inquéritos Agrícolas de Angola. Ao cessar funções, foi oficialmente louvado.
Foi Chefe de Clínica e Director de Serviço no Hospital do Espírito Santo de Évora. Como Professor convidado da Universidade de Évora, com a qual colaborou durante 30 anos, leccionou as disciplinas de Ecologia Humana, Parasitologia Humana e Antropologia Aplicada. Tem cooperado em diversos mestrados e cursos de pós graduação, no País e no estrangeiro.
Publicou cerca de 120 trabalhos científicos e vários livros, nas áreas da Medicina, Epidemiologia, Ecologia Humana, Antropologia Social e História. Foi galardoado com 15 prémios por trabalhos científicos e agraciado com as medalhas de ouro do Ministério da Saúde e da Câmara Municipal de Évora.

Detalhes:

Ano: 2011
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 210
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-157-2
Comentários de utilizadores

Não existem Comentários


Adicionar Comentário
carrinho de compras
notícias
16/05/2024
SEIVA – POEMAS REUNIDOS (1978 -2023), da autoria de Manuel Pedro Ferreira
LANÇAMENTO: Dia 16 de maio (5.ª feira), às 21h30, no O'culto da Ajuda, em Lisboa. Apresentação: João Quaresma Dionísio (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

04/05/2024
CIDADANIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA GLOBAL – MARTHA NUSSBAUM E ADELA CORTINA, da autoria de Maria do Céu Pires
LANÇAMENTO: Dia 4 de maio (sábado), às 16h00, no Centro de Ciência Viva, em Estremoz. Apresentação: Elísio Gala

28/04/2024
LORIGA – CONTRIBUTO PARA UM PLANO DE INTERVENÇÃO TURÍSTICA, da autoria de Horácio M. M. de Brito
LANAMENTO: 28 de abril (dom.), às 15H00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Loriga. Apresentação: Dr Rogério Figueiredo (Prof. do Ens. Secundário) e Prof.ª Doutora Manuela Mendonça (Presidente da Academia Portuguesa da História)

20/04/2024
PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADANIA NA REVOLUÇÃO DE 25 DE ABRIL DE 1974, da autoria de Maria José Maurício
APRESENTAÇÃO: dia 20 de Abril (sáb.), às 16h00, no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal

19/04/2024
POR UM MUNDO NOVO, A SÉRIO – UMA IDEOLOGIA PROGRESSISTA DO SÉCULO XXI, da autoria de Pedro Ferraz de Abreu
LANÇAMENTO: dia 19/04/2024 (6.ª f.), às 17h30, na Associação 25 de Abril, Rua da Misericórdia, n.º 95, em Lisboa. Apresentação: Coronel Carlos Matos Gomes

30/07/2021
UNION HISPANOMUNDIAL DE ESCRITORES outorga o Escudo de Prata a Edições Colibri
EM RECONHECIMENTO PELO SEU APOIO À LITERATURA

25/05/2018
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTECÇÃO DE DADOS (RGPD)
RGPD: Como é do conhecimento público, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados é aplicável desde 25 de maio 2018 em todos os Estados-Membros da União Europeia. Navegar no nosso site implica concordar com a nossa política de privacidade (ver AQUI: https://drive.google.com/file/d/1DiXJS-AUwZBB7diQJS5xWrFBDLedWG9c/view). Se não concordar, pode contactar-nos pelos canais alternativos: e-mail ou telefone.

18/03/2018
A Colibri no Youtube
www.youtube.com/channel/UCh1qOgVfD928sohgDxoDSGA/videos

29/07/2013
Colibri no Facebook
A nossa página no Facebook www.facebook.com/EdicoesColibri

31/05/2013
CONTACTO
Contacto telefónico 21 931 74 99 “Chamadas para a rede fixa nacional (PT), de acordo com o tarifário do utilizador” ___________________________________ [O telefone n.º 21 796 40 38 deixou de estar ao serviço da Colibri]