Temas de Educação

administração, organização e política




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Sinopse:

Em Temas da Educação, administração, organização e política, apresenta-se uma compilação de textos que reflectem alguns dos múltiplos desafios e encruzilhadas com que se debate o sistema educativo e a escola portuguesa nos nossos dias. Problemáticas como a regulação educativa, a autonomia e o desenvolvimento da organização-escola, a centralidade da turma como unidade organizacional de análise e as questões relacionadas com o contexto social e territorial e com a equidade educativa, são temáticas que estão longe de reunir consenso e que continuam a justificar uma ampla mobilização na procura de soluções educativas e organizacionais equilibradas, justas e democráticas.

Índice:

Nota de apresentação

A – Educação, factores contextuais e equidade socio-educativa
1. O efeito da pré-escolarização no desempenho escolar
2. Desempenho escolar e estruturas de dominância social e cultural: o efeito da escolaridade da mãe
3. Historiais familiares de mobilidade social e qualidade dos resultados escolares
4. Rede escolar do Alentejo: contornos e singularidades
5. Desempenho escolar dos alunos do 1º ciclo em escolas rurais: o caso do Alentejo

B – A turma como unidade organizacional de análise
6. A turma como unidade de análise
7. O Projecto TurmaMais: reagrupar sem segregar e melhorar resultados
8. Organizações escolares: encruzilhadas e desafios
9. Desempenho escolar da turma e combinatórias composicionais optimizantes

C – Regulação educativa e lógicas de orientação aos resultados
10. A propósito de rankings escolares
11. Aproximações a um índice sintético de produtividade escolar
12. Organizações escolares e gestão de resultados
13. O acompanhamento do Projecto TurmaMais e o desenvolvimento de um sistema de marcadores

D – Políticas educativas, autonomia e desenvolvimento da escola
14. O movimento de requalificação e modernização das escolas públicas no Alentejo
15. O caso específico do programa de renovação e modernização das escolas secundárias
16. Desígnios educacionais
17. Escolas, configurações estruturais e desafios
18. A propósito do movimento das cidades educadoras
19. Programa Mais Sucesso Escolar: um desafio na afirmação da autonomia da escola
20. Reordenamento da rede escolar do 1º ciclo no Alentejo: reflexões e contributos

Referências Bibliográficas e Documentais



O AUTOR:
José Lopes Cortes Verdasca, nasceu em Montoito-Redondo, a 29 de Setembro de 1952. É Licenciado em Economia pela Escola Superior de Estudos Sociais e Económicos ‘Bento de Jesus Caraça’, Mestre em Administração Escolar pela Universidade do Minho e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Évora, com dissertação na área da Organização e Administração Educacional. É docente do Departamento de Pedagogia e Educação e membro-investigador do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Foi Pró-Reitor da Universidade de Évora. Actualmente desempenha o cargo de Director Regional de Educação do Alentejo e é Co-Coordenador Nacional do Programa Mais Sucesso Escolar. Tem participado em várias iniciativas na área da Educação no país e no estrangeiro e publicado diversos trabalhos nos domínios da Organização, Administração e Políticas Educacionais.

Detalhes:

Ano: 2010
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 132
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-028-5
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