Telejornais no Início do Século XXI




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Colaboração com a entidade: Instituto Politécnico de Lisboa

Sinopse:

O presente projecto constitui um aprofundamento e desenvolvimento de uma investigação prévia – “Análise Comparativa dos Telejornais da RTP1, SIC, TVI e RTP2 em Horário Nobre”, referente ao ano de 2002, publicado no livro Telejornais em Exame. Tendo por base este estudo, em especial a base de dados construída para esse efeito, a presente investigação pretende analisar de forma similar as características estruturais das notícias bem como a lógica do respectivo alinhamento de texto para os anos de 2002 a 2006. De forma sintética, pretende-se a análise e caracterização da estrutura, conteúdos e alinhamentos informativos de cada um dos telejornais dos quatro canais entre 2002 e 2006, bem como a contextualização em termos analíticos, da evolução dos programas informativos de horário nobre de forma a salientar as respectivas características fundamentais, bem como a tipologia dos modelos de Telejornais. É ainda abordada a avaliação da importância relativa do valor (a preços de tabela) dos blocos publicitários de horário nobre e, em especial, os que o mercado associa aos telejornais dos diferentes canais. No plano conceptual adoptou-se, igualmente, uma matriz teórica similar à utilizada no projecto News Across Cultures, cujos resultados foram publicados no livro News Around the World. Partiu-se da consideração que as notícias veiculadas pelos media constituem um factor decisivo para os processos de socialização dos cidadãos reforçando os níveis de integração e coesão social. No caso português, os telejornais, e em especial os de horário nobre, alcançam níveis de penetração junto dos públicos que os destacam tanto face à informação fornecida pelos restantes meios de comunicação social como no que respeita aos níveis de incidência em outros países e, em particular, os da União Europeia.

Índice:

INTRODUÇÃO

NOTA METODOLÓGICA


I PARTE: TELEJORNAIS DE HORÁRIO NOBRE: 2002-2006

CAPÍTULO 1. Serviço público e operadores privados: uma recomposição do mercado televisivo português
Joel Frederico da Silveira, Gustavo Cardoso e Tiago Lima

CAPÍTULO 2. A mediação do serviço público: noticias e telejornal da RTP1
Gustavo Cardoso e Pedro Pereira Neto

CAPÍTULO 3. Os telejornais de horário nobre da SIC
Joaquim Trigo de Negreiros e Jorge Souto

CAPÍTULO 4. Os telejornais de horário nobre na TVI
André Sendin e Nuno Goulart Brandão

CAPÍTULO 5. A informação televisiva na RTP2: o jornal 2
António Belo e João de Almeida Santos

CAPÍTULO 6. Quanto valem as notícias? Publicidade e telejornais de horário nobre
Francisco Costa Pereira e Jorge Veríssimo

CAPÍTULO 7. O que o digital irá mudar na informação televisiva e, em particular, no operador de serviço público
Pedro Jorge Braumann

II PARTE: AS PRINCIPAIS CATEGORIAS TEMÁTICAS DE NOTÍCIAS NOS QUATRO TELEJORNAIS DE HORÁRIO NOBRE: 2002/3 A 2006.

CAPÍTULO 8. A política interna nos telejornais da televisão generalista portuguesa
André Sendin

CAPÍTULO 9. O mundo dos outros: de que tratam os telejornais sobre política internacional
Joel Frederico da Silveira

CAPÍTULO 10. “Shock and Awe”: A ordem interna no prime-time noticioso
Pedro Pereira Neto

CAPÍTULO 11. Economia, Negócios, Comércio e Indústria
Joaquim Trigo de Negreiros

CAPÍTULO 12. Saúde, bem-estar e serviços sociais
Jorge Souto

CAPÍTULO 13. Desporto
António Belo

Detalhes:

Ano: 2010
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 290
Formato: 23x16
ISBN: 978-989-689-001-8
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